PT define como prioridade piso dos agentes comunitários de saúde

PT define como prioridade piso dos agentes comunitários de saúde

O líder do PT na Câmara (centro) defende a construção
de um entendimento (ptnacamara.org.br)

Deputados do PT, reunidos nesta terça-feira (12), reafirmaram como prioridade da Bancada a votação do projeto (PL 7495/05) que define o piso nacional dos agentes comunitários de saúde. O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), que é um dos interlocutores da negociação que envolve os representantes da categoria e os governos federal, estaduais e municipais, acredita que o acordo está muito próximo.

“Estamos empenhados na construção de um entendimento que possibilitará a valorização destes profissionais importantíssimos para a saúde brasileira e essa é uma questão de honra para o PT; por isso, só queremos votar outra pauta depois que votarmos o piso dos agentes comunitários, o que acreditamos que ocorra logo na próxima semana”, disse Guimarães.

O colégio de líderes partidários da Câmara decidiu, também nesta terça-feira, suspender as votações desta semana para que sejam construídos os consensos necessários para várias pautas pendentes de deliberação pelo plenário, entre elas, o piso dos agentes comunitários.

O deputado Vicentinho (PT-SP) elogiou a postura do líder Guimarães na condução das negociações das diversas pautas em discussão na Câmara, especialmente em relação à demanda dos agentes de saúde. “Nosso querido companheiro José Guimarães levou a sensibilidade da nossa bancada a respeito do piso salarial para agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde e sensibilizou também o nosso Governo sobre a importância dessas categorias, cujo projeto nasceu e se constituiu no meio do nosso partido e na história do nosso partido”, registrou Vicentinho.

Quem também comemorou o iminente acordo para garantir a votação da matéria foi o deputado Amauri Teixeira (PT-BA). “Essa categoria merece nosso respeito e tem um papel fundamental a saúde pública”. Ele espera a votação da matéria na quarta-feira da semana que vem. “Será uma grande vitória, é uma matéria prioritária do nosso partido”, afirmou Teixeira.

Opinião semelhante manifestou o deputado Artur Bruno (PT-CE). “Creio que nós vamos dar aos agentes de saúde e agentes de combate às endemias a vitória que há muito tempo eles estão buscando e para a qual se mobilizam. Portanto, quero parabenizar a bancada do Partido dos Trabalhadores, que fechou questão: só votará qualquer matéria quando for votado o piso dos agentes”, disse o parlamentar cearense, que também parabenizou a mobilização da categoria.

PT na Câmara 

To top