Educação

PT é destaque na Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa

Senadores do PT comemoram premiação, na primeira edição da homenagem do Senado ao sucesso dos índices de alfabetização infantil, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, pelas mãos do ministro Camilo Santana

Agência Senado

PT é destaque na Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa

Governador do Ceará, Elmano de Freitas recebe premiação das mãos do ministro da Educação, Camilo Santana

Em sessão do Senado de entrega da Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa, um dos cinco premiados foi o governador do Ceará, o petista Elmano de Freitas. A presidente da Comissão de Educação, senadora Teresa Leitão (PT-PE), considerou que a homenagem pelo destaque na implementação de políticas públicas efetivas em prol da alfabetização infantil representa um longo processo, com a participação das secretarias de educação lideradas pelos governadores, que criaram as objetivas condições para que o programa se desenvolvesse.

A senadora lembrou de sua primeira experiência profissional, com crianças em alfabetização, e citou Paulo Freire nesse processo, além de defender a valorização dos professores.

“Não tem coisa melhor que você presenciar uma criança decodificando os símbolos, mas para Paulo Freire isso é pouco. A alfabetização é muito mais do que ler e escrever, é a habilidade de ler o mundo. E ele fala em ler o mundo, ler a história e nela se situar como sujeito, construtor e transformador da sociedade. É isso que a gente quer para as nossas crianças. E eu apelo para a valorização dos trabalhadores em educação, dos professores e professoras: que ela seja o foco principal. Eu quero também que a nossa profissão seja respeitada como a principal deste país. Ninguém substitui um professor, ninguém substitui uma professora”, observou.

Para o governador Elmano de Freitas, a comenda é um reconhecimento que pertence à população do Ceará, especialmente aos educadores.

“Esta homenagem simboliza um compromisso coletivo que atravessa os governos, gestões e gerações. O sucesso alcançado é resultado de um programa que chamamos Programa Alfabetização na Idade Certa, o Paic, que hoje é um patrimônio do Ceará, construído com coragem, perseverança e cooperação. A história do Paic começou em 2007, sob a liderança do então governador e hoje criador desta comenda, senador Cid Gomes”, declarou.

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) também ressaltou o pioneirismo do Ceará na área educacional.

“Elmano é cliente assíduo de prêmios, resultado concreto de décadas de transformação para educação. Também significa o diagnóstico de que nunca é tarde, mas sempre é urgente e necessário iniciar um processo de investimento na educação e de transformação como o Ceará fez e tem feito. O exemplo e a referência do Ceará servem de fonte de inspiração para todos nós do Brasil e para as conquistas que são celebradas”, opinou Randolfe.

Meta para 2030
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que esteve na premiação e entregou a comenda ao governador do Ceará, apontou que a colaboração foi essencial para melhorar os índices de alfabetização no país e é o que vai garantir que até 2030 todos os estados brasileiros tenham pelo menos 80% das crianças alfabetizadas na idade certa – final do segundo ano do ensino fundamental.

“Foi uma política por adesão e o impressionante é que 100% dos estados e todos os municípios deste país aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizado. Nossos gestores, prefeitos, secretários de educação, governadores comprometidos com essa política importante”, comemorou Camilo Santana.

A premiação do Senado foi instituída este ano em parceria com o Ministério da Educação, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Fundação Roberto Marinho e entidades educacionais do terceiro setor.

To top