A ramificação do Partido dos Trabalhadores nos municípios do país é mais uma demonstração de reconhecimento do povo brasileiro pela atuação em defesa de um país mais justo e igualitário. Um levantamento do portal G1 mostra que o PT é a agremiação brasileira com o maior número de diretórios permanentes. São 3.187. Além das 289 comissões provisórias.
A secretária Nacional de Organização, Gleide Andrade, avalia que os números mostram a força do partido em todo país. “Passamos pelo golpe contra uma presidenta eleita, pela prisão de Lula, pela eleição de um governo conservador, mas, mesmo com tudo e todos contra nós, conseguimos nos organizar em tantos municípios”, contextualiza.
Os números também ressaltam o caráter democrático do partido. Os mais de 3 mil diretórios correspondem a 91,7% dos núcleos do PT. Especialistas ouvidos pela reportagem afirmam que esse nível de organização é mais descentralizado, já que os diretórios podem participar das eleições internas das agremiações.
Sobre isso, Gleide afirma que “um partido só pode se dizer democrático se tiver diretórios, pois essa é a maior expressão da democracia interna”. A secretária lembra ainda que essa sempre foi uma pauta importante para o partido, pois os diretórios são a ferramenta para as pessoas “organizem a vida política em suas cidades” de forma autônoma. “O partido não é moeda de troca”, complementa.