auxílio emergencial

PT e Psol pedem novo prazo para pessoas em situação de rua

Solicitação do benefício por essa população foi encerrada no início de julho, mas há denúncias de falhas no cadastro
PT e Psol pedem novo prazo para pessoas em situação de rua

Foto: EBC

Deputados do PT e do Psol cobram na Câmara que os trabalhadores em situação de rua possam requisitar o auxílio emergencial até 30 de setembro deste ano. A ampliação do prazo está prevista no Projeto de Lei (PL) 3.930 de 2020, que tramita no Legislativo. A proposta leva em conta denúncias de que parte dessa população de rua não conseguiu solicitar o benefício no prazo originalmente estipulado pela Lei 13.983/2020. A requisição dos R$ 600 foi encerrada no dia 2 de julho.

O PL estabelece que o auxílio – estabelecido em função da pandemia de covid-19 – seja garantido àqueles que cumpram os requisitos da lei. Assim como o pagamento do mesmo número de prestações mensais concedidas aos demais trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos, desempregados e pessoas de baixa renda. No texto, os deputados alegam que a população em situação de rua “certamente está entre os segmentos populacionais mais vulneráveis do país. E tem sofrido com especial gravidade os efeitos da pandemia”.

“Ocorre que, em razão da própria situação de rua na qual se encontram, estes trabalhadores enfrentam maiores dificuldades em requerer esse auxílio, já que isso deve ser feito por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado em plataforma digital. O que exige acesso a equipamento eletrônico de que esse trabalhador normalmente não dispõe”, justifica o PL.

Em abril, quando o auxílio emergencial foi estendido aos sem-teto, o padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, denunciou à RBA que ao menos 5,5 milhões de pessoas poderiam ficar sem essa ajuda por conta do método utilizado pela Caixa Federal para concessão do benefício.

Confira a íntegra da matéria

To top