O Partido dos Trabalhadores poderá recorrer à Justiça contra a Rede Globo, caso a emissora insista em ceder espaço em seus telejornais apenas às campanhas eleitorais dos dois candidatos à prefeitura de São Paulo que aparecem nas primeiras colocações nas pesquisas de intenção de voto.
A decisão da emissora prejudicaria diretamente a candidatura do petista Fernando Haddad. O PT quer que a Globo assegure a Haddad a mesma visibilidade que será dada a José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB), até agora os candidatos que aparecem na ponta das pesquisas.
A Globo pretende que os demais postulantes à prefeitura da capital paulista apareçam apenas em dias alternados nos telejornais locais “Bom Dia SP” e “SPTV”. “Seria um tratamento desigual e privilegiado, proibido pela lei eleitoral proíbe”, alerta o advogado do PT, Hélio Silveira. “Não exigimos que o tempo de cada um seja cronometrado, mas é preciso haver o mínimo de equilíbrio”.
Diante da reclamação do PT e da possibilidade de recurso à Justiça, a Globo comprometeu-se a apresentar, ainda nesta terça-feira (31/07) uma proposta alternativa para a distribuição do espaço entre os candidatos, em sua cobertura das eleições. A nova proposta será discutida com representantes dos partidos políticos.
Com agências online