verdade na rede

PT lança plataforma de denúncias e combate às fake news

O PT lança a iniciativa de combate à desinformação voltada para a denúncia, monitoramento e desconstrução de mentiras, ou fake news, que envolvem o partido
PT lança plataforma de denúncias e combate às fake news

A Verdade na Rede  é uma iniciativa de combate à desinformação voltada para a denúncia, monitoramento e desconstrução de mentiras, ou fake news, que envolvem o Partido dos Trabalhadores. A plataforma busca ainda disseminar estratégias para identificação de notícias falsas e mapear perfis que recorrentemente distribuem desinformação.

Era março de 2017, a ONU e outras organizações internacionais alertaram que as notícias falsas eram uma preocupação global. A desinformação poderia destruir “reputações e a privacidade, incitar à violência, discriminação e hostilidade contra certos grupos da sociedade”, destacaram.

Não é preciso muito esforço para lembrarmos que o que hoje chamamos de “fake news” já rolava muito antes das redes sociais. Mas, a eleição de Donald Trump nos EUA, em 2016, foi um marco nesse sentido. Dois anos depois, seu admirador, Jair Bolsonaro, seria eleito com a ajuda das mesmas práticas. As investigações podem levar, inclusive, à inédita cassação da chapa.

Foram diversas as denúncias de desinformação circulando feitas por agências de checagem durante as Eleições de 2018. As fake news fizeram-se presente como nunca na sociedade brasileira, com uma série de ataques ao Partido dos Trabalhadores e ao candidato na época, Fernando Haddad.

A enxurrada de mentiras foi devastadora e engrossou a escalada fascista, alimentada pelo ódio e pelo desprezo à verdade, a moral e a ética, que hoje se vê com mais clareza no país. No entanto, basta um pequeno esforço para lembrarmos que essa onda de ataques mentirosos ao PT não é de agora.

Por isso, a Verdade na Rede, o PT lança a  iniciativa de combate à desinformação voltada para a denúncia, monitoramento e desconstrução de mentiras, ou fake news, que envolvem o partido.

Confira a íntegra da matéria

To top