Cabeças do Congresso

PT lidera novamente lista dos mais influentes do Congresso Nacional

Pelo 19º ano consecutivo o PT lidera lista elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar
PT lidera novamente lista dos mais influentes do Congresso Nacional

Foto: Reprodução

O Partido dos Trabalhadores mais uma vez lidera, com folga, a lista dos parlamentares mais influentes no Congresso Nacional neste ano de 2018, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Na lista divulgada, nessa segunda-feira (17), o PT aparece em primeiro lugar com 19 parlamentares – 13 deputados e 6 senadores.

Entre eles os líderes na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), e no Senado, senador Lindbergh Farias (RJ), o líder da Oposição na Câmara, deputado José Guimarães (CE), e no Senado, Humberto Costa (PE), além da presidenta nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR).

Dos senadores, também figuram na lista divulgada pelo Diap: Fátima Bezerra (RN), Humberto Costa (PE), Jorge Viana (AC) e Paulo Paim (RS). Paim é o único parlamentar a permanecer na lista desde a sua primeira edição – em 1994 – tendo participado da lista como um dos parlamentares mais influentes do Congresso como deputado e, posteriormente, como senador.

Os “cabeças” do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades que revelam protagonismo no processo legislativo, como capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

Essas capacidades são medidas por atributos como senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. “É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”, explica o Diap.

Confira a íntegra da matéria

Com informações do PT na Câmara

To top