Educação

PT no Senado adere à campanha do governo pela paz nas escolas

Senadores entram na mobilização "Tamo Junto pela Paz nas Escolas", para combater o ódio e resgatar a harmonia escolar
PT no Senado adere à campanha do governo pela paz nas escolas

Foto: Agência Brasil

A campanha “Tamo Junto pela Paz nas Escolas”, lançada nesta quinta-feira (20) pelo governo Lula, recebeu apoio da bancada do PT no Senado, que aderiu em peso ao uso das hashtags #BrasilUnidoPelaPaz e #EscolaSegura.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), coordenadora do Setorial Nacional de Educação do PT, considera a iniciativa essencial para resgatar o verdadeiro espírito do ambiente escolar.

“Escola é lugar de acolhimento e paz. Vamos superar a violência nas escolas com ações compartilhadas entre governo federal, estados e municípios”, afirmou, ao divulgar o conteúdo em suas redes sociais.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), Primeiro-Secretário do Senado, afirmou que a campanha deve contribuir para que o país enfrente a cultura de ódio estimulada pelo governo anterior.

“Que este dia 20 seja um marco para voltarmos a promover a cultura de paz em todo país. Nossas crianças merecem estudar com segurança e tranquilidade. Por escolas mais seguras: mais livros, menos armas”, afirmou.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), a intenção do governo é unir o país em torno da paz e da educação de qualidade. “O governo federal, os estados e municípios estão juntos no compromisso de cuidar do ambiente escolar, por meio de ações e programas que garantam segurança aos estudantes e tragam paz às famílias e a toda a comunidade”, disse.

Ao anunciar a retomada de investimentos para universidades e institutos federais de ensino, o presidente Lula fez referência às ameaças de ataques a escolas propagadas por terroristas nas redes sociais, tendo como foco o dia 20 de abril, data do ataque de Columbine, nos Estados Unidos, em 1999.

“A gente não tem que satisfazer os terroristas que estão fazendo ameaças. A gente tem que dar as aulas, mas tem gente que a solução é levantar os muros das creches. Nós precisamos utilizar a nossa inteligência para tentar recuperar neste país a compreensão de que ser bom é melhor do que ser ruim”, frisou Lula.

Ações integradas

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a ação pretende estimular a união de toda a sociedade com o envolvimento dos governos estaduais e municipais.

Entre as atividades integradas serão a Operação Escola Segura, o Programa Dinheiro Direto na Escola e a destinação de recursos para o combate à violência.

A Operação Escola Segura, por exemplo, atua com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia e não tem data para acabar.

Nesta quarta-feira (19), o MEC lançou uma cartilha de recomendações para proteção e segurança no ambiente escolar. O material tem o objetivo de orientar toda a comunidade escolar. Acesse a cartilha aqui.

(Com informações da Agência PT de Notícias)

To top