Retrospectiva

PT no Senado apresentou proposta para assegurar renda básica ao povo

Para Rogério Carvalho (SE), líder da bancada do PT no Senado, a pandemia expôs a sociedade brasileira a uma crise sanitária, econômica e social
PT no Senado apresentou proposta para assegurar renda básica ao povo

Foto: Agência Brasil

Para superar a vulnerabilidade econômica do País, agravada pela pandemia do coronavírus, projeto apresentado por toda a bancada do PT no Senado e pela senadora Zenaide Maia (PROS-RN) amplia a linha de ingresso ao Bolsa Família para efetivação de uma Renda Básica Permanente (PL 4.106/2020).

Para Rogério Carvalho (SE), líder da bancada do PT no Senado, a pandemia expôs a sociedade brasileira a uma crise sanitária, econômica e social. A proposta altera a lei do Programa Bolsa Família e a lei que trata sobre a organização da Assistência Social para criar o Mais Bolsa Família.

O programa expande a rede de proteção para a população com vulnerabilidade de renda, ampliando o acesso ao Bolsa Família por meio da elevação da linha de acesso para inclusão no programa, do aumento dos benefícios vigentes para superar a baixa cobertura do sistema de proteção ao emprego e garantia ao trabalho, bem como estender a cobertura e a integração do CadÚnico.

“O Bolsa Família foi responsável por uma pequena revolução social para o povo nordestino. No pós-pandemia é preciso pensar em uma renda básica para que o país não mergulhe na miséria”, destacou o senador.

De acordo com o texto, o programa Mais Bolsa Família será destinado as famílias que se encontrem em situação de extrema pobreza (aquelas com renda familiar per capita mensal igual ou inferior a R$ 300) ou de vulnerabilidade de renda (aquelas com renda familiar per capita mensal igual ou inferior a R$ 600) e que tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos. A elegibilidade das famílias ao recebimento dos benefícios deve ser obrigatoriamente revista a cada 24 meses.

 

Leia mais:

PT propõe o Mais Bolsa Família para assegurar renda básica ao povo

To top