Os senadores do Partido dos Trabalhadores lamentaram, em nota, a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, aos 82 anos, de falência múltipla de órgãos. A seguir, a íntegra da nota.
Nota de Pesar
A Bancada do PT no Senado manifesta profundo pesar pela passagem, aos 82 anos, de Edson Arantes do Nascimento, nosso eterno Rei Pelé. Tricampeão mundial, Pelé não só levou a imagem do Brasil a todos os cantos do planeta, como alimentou de sorrisos o rosto, e de orgulho a alma do nosso povo.
Tendo deixado os campos há 45 anos, Pelé mantém recordes no esporte mundial, e marcas que dificilmente serão batidas por um jogador de futebol. Ninguém foi campeão mundial tão jovem, com 17 anos; ninguém mais levantou a taça da Copa do Mundo três vezes; ninguém balançou tanto as redes quanto o artilheiro dos 1.283 gols. Mesmo sua condição de maior goleador da seleção brasileira de todos os tempos, com 77 gols em jogos oficiais, ainda está por ser batida, tantas décadas depois.
Com sua magia, Pelé superou a personificação humana, virou uma lenda, um verdadeiro mito, admirado em toda a Terra, e um marco de orgulho da história de nosso país.
À família do Rei, nossas sentidas condolências e o desejo de que o amor e a reverência mundial à sua memória tragam conforto nesse momento difícil.
Bancada do PT no Senado Federal