Educação

PT no Senado prestigia Programa Jovem Senador, que coloca estudantes na política

Paulo Paim, presidente do Conselho, Fabiano Contarato, Jaques Wagner, Teresa Leitão, Augusta Brito e Beto Faro participam do projeto que proporciona a 27 alunos da rede pública uma semana de vivência prática no Poder Legislativo

Foto: Agência Senado

PT no Senado prestigia Programa Jovem Senador, que coloca estudantes na política

Paulo Paim com jovens senadores de 2023

Os representantes do PT no Senado marcaram presença no Programa Jovem Senador 2023, realizado nesta semana, a começar do senador Paulo Paim (PT-RS). Ele é presidente do Conselho que organiza o projeto, encerrado nesta sexta-feira (25/8) com a aprovação de três sugestões legislativas criadas pelos 27 jovens senadores.

Os participantes são escolhidos a partir de um concurso de redação aberto a todos os estudantes do ensino médio da rede pública do país. Neste ano, o tema foi “Saúde mental nas escolas”. Os vencedores, um por estado, passam uma semana no Senado, em Brasília, onde vivenciam o processo de elaboração, discussão e votação das leis.

Na sessão de encerramento, no Plenário do Senado, Paulo Paim acompanhou a emoção estampada no rosto de cada jovem senador e senadora. Ele fez uma homenagem aos 246 jovens que há 10 anos morreram na tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), e aos alunos e professores que foram vítimas de ataques violentos recentemente no país.

O senador destacou ainda a maioria feminina de jovens lideranças — as jovens senadoras ocuparam 20 das 27 vagas do programa — e se comprometeu a dar andamento aos projetos sugeridos, na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que analisará as iniciativas. Se aprovadas, elas passam a tramitar como projetos de lei.

“Eu acompanhei aqui os três projetos aprovados. Todos com conteúdos importantes. E esses projetos vão para a minha mão lá na CDH. Vou escolher com muito carinho os relatores. Vou dizer como é que eles foram construídos e, se depender deste humilde presidente, os três projetos vão ser aprovados lá e serão transformados em lei. Assim trabalharei!”, garantiu.

Confira como foi a sessão de encerramento do Programa Jovem Senador

As três propostas aprovadas pelos jovens senadores são a que estabelece a obrigatoriedade da avaliação auditiva e oftalmológica ao aluno que ingressa no ensino fundamental regular; a que institui abril como o Mês Nacional de Valorização da Cultura Brasileira; e a que institui a Semana Nacional de Paz nas Escolas, nas proximidades de 11 de agosto, Dia do Estudante.

Senadores presentes

O líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), também se emocionou ao participar da sessão de posse dos jovens senadores, onde conheceu Carlos André, representante do Espírito Santo. “Conhecer a história do Carlos André me fez lembrar da minha trajetória e conquistas através da educação pública e do esforço dos meus pais, um motorista e uma dona de casa, que nunca me deixaram desistir”, relembrou o senador.

“Por isso, ao lado dos demais jovens senadores e senadoras, Carlos André me faz acreditar num futuro melhor, mais inclusivo, justo e igualitário no Brasil. Muito orgulho do nosso jovem senador, que também foi eleito vice-presidente da Mesa pelos seus pares”, afirmou.

Senador Fabiano Contarato discursa em sessão do Programa Jovem Senador

O senador recomendou ainda que os jovens participem da vida política do país, começando pela comunidade onde vive. “Filiem-se a um partido, ajudem a construir um projeto de governo para o seu bairro, município, país. Só através da política é que podemos transformar a vida das pessoas, imprimir e dar vida, vez e voz aos direitos sociais, o direito à educação, à saúde, à moradia, ao lazer, a vestuário, a uma redução da carga tributária. Acreditem nos seus sonhos e não criminalizem a política. Vivam ela, mas voltem para casa e plantem essa semente que vai partilhar no coração e na alma de todas e de todos aquilo que é fundamental numa sociedade para que ela possa ser justa, fraterna, igualitária inclusiva e plural”, aconselhou.

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do Governo no Senado, também valorizou o Programa e conheceu a representante da Bahia, Vitória Andrade, eleita presidenta da Mesa deste ano. “Hoje foi o dia de prestigiar o Projeto Jovem Senador, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais uma vivência no Poder Legislativo, para conhecer a estrutura do Congresso Nacional e propor projetos que podem se tornar lei. Especialmente, quero parabenizar a jovem Vitória Andrade, da cidade de Ibiassucê, no interior da Bahia, a primeira baiana a presidir os trabalhos do Jovem Senador”, registrou.“São iniciativas como essa, tanto por parte do Senado, quanto pelos jovens que protagonizam o programa, que movem o Brasil para um futuro melhor”, completou.

Representante de Pernambuco, a jovem Letícia Ellen foi recebida pela senadora Teresa Leitão (PT-PE). “Pernambucana de Tabira, Letícia está em uma fase especial, de sonhos e projetos. Por isso, fiz questão de recebê-la para ouvir com atenção quais percursos ela planeja traçar para a própria vida. Ela veio acompanhada pelo professor Felipe Caldas e pudemos falar sobre os desafios da educação em nosso estado”, relatou Teresa.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Teresa Leitão (@teresaleitaope)

Da mesma forma, a senadora Augusta Brito (PT-CE) recebeu em seu gabinete a jovem senadora Ana Daline do Nascimento Cartaxo, cearense de Beberibe. Meus parabéns à Ana Daline que representa muito bem o nosso Ceará. O Programa Jovem Senador proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais um maior conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil”, destacou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Augusta Brito (@augustabrito)

O senador Beto Faro (PT-PA) também homenageou o representante paraense no programa. “Quero parabenizar, em nome do meu mandato, o aluno representante do Pará, Ariel Andresson Barbosa Corrêa, da escola Álvaro Adolfo da Silveira, de Santarém”, registrou.

Além de presidir as sessões de abertura e de encerramento da Semana de Vivência Legislativa do Programa, mais uma audiência pública na CDH com o tema do concurso de redação, Paulo Paim exaltou a jovem senadora gaúcha Ana Luisa Pires Garcia, de Uruguaiana. “Acreditar na juventude, sempre. Ela carrega uma força extraordinária, capaz de avivar as mudanças que o Brasil tanto necessita. Com coragem se vai longe. Ser ousado sempre, mantendo o compromisso que impulsiona a democracia e a justiça social”, resumiu.

To top