Nota do PT no Senado

PT no Senado saúda vitória histórica de Pedro Castillo

Bancada do PT no Senado destaca, em nota, importante vitória do candidato de esquerda nas eleições presidenciais do Peru como consequência dos "terríveis efeitos negativos das políticas neoliberais de governos anteriores"

nota PT resolução

PT no Senado saúda vitória histórica de Pedro Castillo

Imagem: Agência PT

A Bancada do PT no Senado saúda a histórica vitória de Pedro Castillo, candidato do partido Perú Libre, nas recentes eleições presidenciais.

A vitória de Pedro Castillo, candidato oposicionista de esquerda, é consequência direta dos terríveis efeitos socioeconômicos negativos das políticas neoliberais de governos anteriores e de uma condução do combate à pandemia que sacrificou, e anda sacrifica, centenas de milhares vidas de cidadãos daquele país vizinho e irmão.

Assim sendo, a vitória de Pedro Castillo, um professor da rede pública, representa uma aposta na solidariedade, na igualdade, na educação para todos, no emprego decente, no salário digno, na soberania e em um Peru mais justo, democrático e próspero.

Ela representa, sobretudo, uma aposta na vida.

Por outro lado, a Bancada condena as tentativas da candidata derrotada de contestar os resultados do pleito limpo e transparente, com o objetivo solerte de fragilizar a democracia peruana e de investir no caos político e em aventuras autoritárias. Esse tipo de manobra golpista, já ocorrida recentemente em países como Brasil e Bolívia, não pode ter mais lugar no nosso continente.

Por último, a Bancada parabeniza o povo peruano por sua conduta pacífica e democrática e faz votos de que o Peru, sob a liderança de Pedro Castillo, alcance elevados patamares de democracia, progresso econômico e justiça social.

 

Senador Paulo Rocha (PA)
Líder da Bancada do PT no Senado

To top