PT quer gestão mais democrática da Mesa do Senado, diz líder

Humberto adianta que petistas devem votar segundo o princípio da proporcionalidade, que garante a presidência ao PMDB, partido com maior bancada

Humberto Costa afirma que a bancada deve apresentar plataforma ao candidato oficial do PMDB, pedindo prioridade para reformas política e tributária. Petistas também querem maior participação na agenda de trabalho

 

Independentemente de quem seja o novo presidente do Senado, a bancada do PT espera que sejam abertas as discussões sobre temas relevantes e que, segundo o líder do partido, Humberto Costa (PE), não podem ser abandonadas. Entre elas, as reformas política e tributária e modificações no regimento interno da Casa para que seja estabelecido um rodízio entre os relatores de projetos decisivos, como medidas provisórias.

A bancada do PT reuniu-se na manhã desta sexta-feira (30) e decidiu apoiar o candidato que for definido em encontro desta tarde entre os peemedebistas – a quem cabe o comando da Casa, já que o PMDB tem a maior bancada de senadores.  “Esperamos que possa haver entendimento entre eles (os peemedebistas) e, então, apoiaremos o nome definido”, disse o líder aos jornalistas, logo após o encontro com a bancada petista.

Ele lembrou, porém, que o PT não fechará questão em torno de qualquer dos candidatos. Além do atual presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), uma ala do PMDB lançou o ex-governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB).“Tenho apreço pelo Luiz Henrique”, observou Humberto. Ele afirmou que o martelo em torno dos nomes para ocupar a Mesa Diretora nesta legislatura deve ser batido na reunião convocada para este sábado (31).

A Constituição determina que o novo presidente seja eleito no mesmo dia em que os novos senadores tomam posse: 2 de fevereiro.

“O que esperamos é que sejam adotados novos procedimentos pela Mesa Diretora e que tenhamos procedimentos mais democráticos, que incluam, principalmente, o rodízio para relatoria de matérias importantes”, repetiu.

To top