PT quer impulsionar regulação dos meios de comunicação

Partido discute em Brasília 'campanha pela democratização' da mídia. Na resolução, o PT defende a proibição de concessões de rádio e TV para políticos, o veto à propriedade cruzada de mídia e o apoio à criação de conselhos sobre o tema em todos os Estados e no Distrito Federal.

PT quer impulsionar regulação dos meios de comunicação

O tema tem evoluído nas reuniões da cúpula nacional do partido. Em setembro, o PT aprovou uma detalhada resolução propondo a regulação dos meios de comunicação de massa no encerramento de seu 4º Congresso Nacional. Essa resolução defende a proibição de concessões de rádio e TV para políticos, o veto à propriedade cruzada de mídia e o apoio à criação de conselhos sobre o tema em todos os Estados e no Distrito Federal.

O tema é controverso e tem obrigado o presidente do PT, Rui Falcão, a reafirmar com frequência que o partido defende apenas um novo “marco regulatório” dos meios de comunicação, e não o “controle social da mídia”.

Na sequência, o texto elogia a criação da Comissão da Verdade, afirmando que o PT estará empenhado, junto com a sociedade, no resgate da memória da luta pela democracia durante o período da ditadura militar. O documento diz que o resgate dessa verdade é de “extrema importância para todas as gerações”, sejam aquelas que viveram aquele período, seja a juventude que nasceu sob a liberdade de expressão.

O Estado de S. Paulo

Foto: Carta Capital

Leia mais:

Regular mídia não é impor censura, afirma Dirceu   

To top