cpi da covid

PT quer pressa na instalação da CPI, confirmada pelo Supremo

Senadores elogiam decisão que determinou investigação sobre responsabilidade do governo na pandemia
PT quer pressa na instalação da CPI, confirmada pelo Supremo

Foto: Alessandro Dantas

O Partido dos Trabalhadores tem pressa na instalação da CPI da Covid, a ser aberta pelo Senado Federal nos próximos dias para apurar a responsabilidade do governo federal na condução da pandemia. O país superou nesta quinta-feira, 15, a marca de 365 mil mortos e a bancada do PT quer a abertura dos trabalhos da CPI o mais breve possível.

“A CPI da Covid é urgente e podemos trabalhar de forma semipresencial, com protocolos rígidos e testagem dos senadores, funcionários e convocados”, defende o líder da Minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN). “O funcionamento de forma virtual já teve sua eficiência comprovada. Não cabem desculpas para se atrasar as atividades da comissão”.

O líder do PT, senador Paulo Rocha (PA), também reforça a posição. “Esse é o momento de investigar e trazer à tona todas as omissões que estão levando à morte milhares de brasileiros”, declarou. “Os crimes do desgoverno Bolsonaro serão investigados”.

De acordo com o senador Rogério Carvalho (PT-SE), a CPI pode jogar luz para a opinião pública em relação às ações e omissões do presidente Jair Bolsonaro ao expor a população brasileira ao novo coronavírus. “Essa CPI tem que guardar o foco: Bolsonaro defendeu a tese da imunidade de rebanho e, dolosamente, assumiu o risco das pessoas se contaminarem e morrerem”, alertou.

O ex-ministro da Saúde no governo Lula, senador Humberto Costa (PT-PE), destacou que a responsabilidade do governo federal na condução desastrosa do enfrentamento da pandemia é reconhecida por especialistas e juristas. Não apenas no Brasil, mas em outras nações. “É consenso mundial que a gestão do governo Bolsonaro na pandemia é uma das piores do planeta”, aponta. “Graças ao genocida, o país registra recordes de casos e mortes em sequência. A CPI vai apurar todos estes erros”.

Nesta semana, um estudo feito pela Universidade de Harvard aponta que foi a falta de coordenação nacional no combate ao coronavírus, aliada a uma série de medidas erradas por parte do governo federal, que levaram o Brasil a se tornar um dos países mais afetados pela pandemia de Covid-19. A conclusão do estudo foi publicado na revista Science, uma das publicações científicas mais respeitadas do mundo.

“No Brasil, a resposta federal (à pandemia) foi uma perigosa combinação de falta de ação com medidas erradas, incluindo a promoção da cloroquina como tratamento, apesar da falta de evidência”, escrevem os pesquisadores, liderados por Marcia Castro, professora de demografia da Escola de Saúde Pública da universidade norte-americana. “A falta de uma resposta coordenada, efetiva e igualitária serviu de combustível para a propagação do vírus SARS-Cov-2”, acrescentam.

Para chegar às suas conclusões, os autores do estudo analisaram dados de infecções e óbitos das Secretarias Estaduais de Saúde para reconstituir como o novo coronavírus se espalhou pelo Brasil. Assim, eles recriaram a evolução da Covid-19 no território nacional ao longo de 2020 e começo de 2021.

To top