Brasil protegido

PT quer vacinar o Brasil inteiro contra a Covid-19

A bancada do PT no Senado quer universalizar a vacina contra o Coronavírus, causador da Covid-19. O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, anunciou a apresentação de emenda ao Projeto de Lei 4023, que dispõe sobre diretrizes orientadoras da distribuição de vacinas. O objetivo da emenda é que todos as brasileiras e brasileiros – e não apenas os grupos prioritários – sejam vacinados, após a aprovação pela Anvisa das vacinas que estão em teste.
PT quer vacinar o Brasil inteiro contra a Covid-19

Agência Brasil

A bancada do PT no Senado quer universalizar a vacina contra o Coronavírus, causador da Covid-19. O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), anunciou na sessão remota desta quarta-feira (2) apresentação de emenda ao Projeto de Lei 4023, que dispõe sobre diretrizes orientadoras da distribuição de vacinas.

O objetivo da emenda é que todos as brasileiras e brasileiros – e não apenas os grupos prioritários – sejam vacinados, após a aprovação, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) das vacinas que estão em teste.

O texto do PL 4023 vai ser discutido no plenário do Senado Federal na quinta-feira, dia 3, e propõe o estabelecimento de critérios para a distribuição das futuras vacinas quando adquiridas com recursos públicos federais, priorizando “grupos mais vulneráveis à Covid-19, de acordo com parâmetros científicos, estabelecidos em regulamento”.

Mas a bancada do PT no Senado quer “vacina para todos”. Para o senador Rogério Carvalho (SE), líder do PT, o acesso à vacinação é um direito constitucional.

“Como há desinteresse do governo em assistir o povo mais pobre do Brasil precisamos garantir que as vacinas que forem produzidas cheguem para toda população, e não apenas aos ricos, que poderão comprar vacina”, explica Carvalho.

Os senadores petistas são favoráveis à priorização inicial, mas defendem que o plano nacional de vacinação não exclua ninguém, independentemente de sua condição, atividade profissional ou faixa etária. Para a bancada, a vacina contra a Covid precisa ser universal.

“Hoje, os hospitais voltam a ficar lotados. São mais de 173 mil vidas perdidas, e temos o risco de que o povo não tenha acesso a vacina, que é um direito constitucional e uma conquista da humanidade. Queremos vacina para todos, e o SUS como instrumento de distribuição, para que a prevenção à Covid chegue a cada brasileiro e brasileira”, concluiu o senador Rogério Carvalho.

To top