Encontro Nacional

PT renova direção da Secretaria Nacional de Mulheres

Encontro Nacional de Mulheres do PT, em Brasília, vai eleger nova Secretária Nacional e novo coletivo dias 7 e 8
PT renova direção da Secretaria Nacional de Mulheres

Foto: Lula Marques

O Partido dos Trabalhadores realiza nos dias 7 e 8 de outubro o Encontro Nacional de Mulheres, em Brasília, quando delegadas elegerão a nova Secretária Nacional e o novo coletivo da Secretaria Nacional de Mulheres do PT. Foram inscritas cinco candidatas à Secretária Nacional e seis chapas para o coletivo.

Têm direito a voto as delegadas eleitas nos encontros estaduais realizados em 23 estados. São candidatas à Secretaria Nacional de Mulheres: Patrícia Amália Castro Araújo (PI), Wilma dos Reis Rodrigues (DF), Liliane Oliveira (BA), Anne Karolyne (AM) e Kátia Guimarães (MS).

A senadora Regina Sousa (PT-PI) diz que é motivo de comemoração o Encontro Nacional de Mulheres, pois a Secretaria de Mulheres é fruto de muita luta e debates internos. “O PT foi o primeiro partido a estabelecer cotas para as mulheres, e o único partido que tem paridade nas suas instâncias e até abre mão de ter diretório caso não haja paridade. E é mérito nosso, das mulheres do partido”, avalia.

Laisy Moriere, atual Secretária Nacional de Mulheres, explica que o encontro vai reunir mais de 700 delegadas de todo o Brasil. “Elas representam a diversidade do PT, um partido que dá espaço efetivo para as mulheres, onde elas não são apenas número, mas também propõem, discutem e ocupam cargos e espaços de poder. Vide a senadora Gleisi Hoffmann, que é a Presidenta Nacional do Partido e tem esse perfil aguerrido, de luta, que inspira e reflete as mulheres do PT”.

Setoriais
As secretarias e os setoriais do Partido dos Trabalhadores funcionam como núcleos em que os filiados militam em áreas específicas se organizando por setores de atuação, como saúde, educação, LGBT, mulheres. Ao todo são 9 secretarias e 14 setoriais que funcionam como ponte entre a direção partidária e a sociedade.

Ao final do encontro, será elaborado um documento com propostas e demandas que será integrado ao programa de governo do PT para as eleições de 2018.

Com informações do PT Nacional

To top