Qualificação de mão de obra na indústria recebe R$ 1,5 bi do BNDES

Elevar a competitividade da economia brasileira é o objetivo da qualificação. Meta é capacitar 2,7 milhões de trabalhadores neste ano

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de um financiamento de R$ 1,5 bilhão ao “Programa Senai para a Competitividade Industrial”, que será implantado em todo o Brasil pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O projeto visa aumentar a oferta de mão de obra qualificada e de serviços especializados para a indústria brasileira.

O programa do Senai tem o objetivo de dobrar a oferta de matrículas de educação profissional e tecnológica, através da abertura e modernização de escolas; e aumentar a oferta de serviços especializados. Em 2011, a organização registrou 2,4 milhões de matrículas. A projeção para este ano é contabilizar 2,7 milhões, mas a meta é alcançar 4 milhões de matrículas ao ano em 2014. Nos serviços técnicos e tecnológicos, a intenção é mais do que dobrar os contratos de prestação de serviços.

O financiamento corresponde a 74% do investimento total e foi aprovado no âmbito do Programa BNDES de Apoio à Qualificação Profissional do Trabalhador (BNDES Qualificação). O programa tem por objetivo contribuir para elevar a competitividade da economia brasileira, mediante o financiamento de programas de capacitação profissional, treinamento e especialização de mão de obra.

A operação aprovada pelo BNDES prevê a ampliação e modernização da rede de escolas e de centros de referência do Senai, e a criação de uma nova categoria de centros tecnológicos para fomento e prática da inovação. O financiamento destina-se, principalmente, às obras de infraestrutura, além da aquisição de máquinas e equipamentos destinados ao aparelhamento das unidades.

Em Questão 

To top