Quase meio bilhão para prevenção a enchentes

Brasília – Sete estados vão receber R$ 443 milhões, até 2013, para investimentos em obras de drenagem que vão prevenir contra os efeitos de enchentes. Os recursos serão aplicados em canalizações de córregos, dragagem de canais, construção de galerias pluviais, bocas de lobo, pavimentação das ruas, contenção de encostas, desassoreamento e recuperação de sistemas de drenagem.

Os investimentos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do orçamento do Ministério da Integração Nacional. De acordo com balanço divulgado pelo ministério, mais de 1,5 milhão de pessoas se beneficiarão com as obras.

O Rio de Janeiro vai receber R$ 92 milhões para a recuperação do sistema de drenagem na baixada campista, obra que vai beneficiar 390 mil pessoas. Em Pernambuco, o projeto de recuperação da Bacia do Rio Paratibe, na cidade de Paulista, na região metropolitana de Recife receberá investimentos. A bacia será drenada, beneficiando 100 mil pessoas. No Sul, Santa Catarina é o estado com mais obras em planejamento, com nove no total, beneficiando mais de 130 mil pessoas. São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, também receberá investimentos para a melhoria e manutenção do sistema de prevenção contra enchentes na cidade.

Já na Região Norte, os investimentos vão para o estado de Roraima, com a macrodrenagem das bacias de Caxangá e Santa Tereza e também para a capital, Boa Vista.

 

Da Agência Brasil

To top