Daniel Gomes/Assessoria de Comunicação
![”Quem critica Haddad ataca os avanços positivos do Brasil”, dispara Rogério Carvalho](https://ptnosenado.org.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-11-at-14.48.02.jpeg)
Líder do PT no Senado concede entrevista à imprensa
Em recentes declarações à imprensa, o líder do PT no Senado, senador Rogério Carvalho (PT-SE), fez uma forte defesa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diante das críticas que ele vem recebendo. O parlamentar classificou como “um tanto quanto injusto, neste momento, as pessoas estarem julgando o ministro” e ressaltou as conquistas da gestão econômica sob a liderança de Haddad.
O senador destacou que o ministro conduziu um amplo processo de debate com as duas casas legislativas, garantindo a aprovação de pautas estratégicas para o país. Entre elas, a reforma tributária, o novo arcabouço fiscal, o programa Desenrola e, mais recentemente, um ajuste fiscal que visa consolidar o arcabouço fiscal como âncora para o controle dos gastos públicos.
Segundo Carvalho, os resultados já são visíveis e mostram o acerto das medidas adotadas. “Saímos de um déficit de R$ 240 bilhões nas contas públicas no ano passado para próximo de zero. Aumentamos o emprego: temos a maior taxa de pessoas com carteira assinada da história do Brasil, mais de 100 milhões de trabalhadores, e o desemprego caiu para 6,2%”, afirmou.
O senador também rebateu críticas sobre a inflação e ressaltou que a atual gestão tem conseguido reduzir a alta dos preços, especialmente dos alimentos. “Reduzimos a inflação sobre os alimentos, apesar do que dizem. Nos primeiros quatro anos de Bolsonaro, a inflação dos alimentos no domicílio foi de 54%. Nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro, foi de 27%; já nos dois primeiros anos do governo Lula, foi de apenas 7%. Além disso, aumentamos a renda dos brasileiros, registrando o maior crescimento de renda em um curto espaço de tempo na história”, detalhou.
Além da recuperação econômica, Rogério Carvalho destacou o fortalecimento das políticas sociais como outro mérito da atual gestão. “Também ampliamos os repasses dos programas sociais, aumentamos a quantidade de beneficiários do BPC, fortalecemos o apoio às micro e pequenas empresas e resolvemos a dívida de milhões de brasileiros na pessoa física”, disse.
Por fim, o líder do PT no Senado afirmou que as críticas direcionadas a Haddad são resultado do impacto positivo de sua atuação à frente da Fazenda. “Portanto, se estão criticando o ministro Haddad, digo que não é por seus defeitos, mas por suas qualidades e entregas. Ele ajudou, está trabalhando e, sob a orientação do presidente Lula, realiza um trabalho que interfere diretamente na vida das pessoas. Então, é óbvio que será combatido”, concluiu.