Querem aprovar às pressas texto que traz danos ao meio ambiente, diz Ângela

Querem aprovar às pressas texto que traz danos ao meio ambiente, diz Ângela

Ângela denunciou tentativa de agilizar debate de projeto que dá preferência à exploração mineral sobre as atividades de agricultura, por exemploApós a tragédia em Mariana (MG), quando duas barragens causaram danos ambientais imensuráveis, forças políticas estão correndo contra o tempo para regulamentar uma proposta que pode ser ainda mais catastrófica para o meio ambiente. O alerta foi dado no plenário pela senadora Ângela Portela (PT-RR), nesta terça-feira (1º). 

“Algumas forças políticas, notadamente aquelas que têm fortes ligações com o poder econômico, pretendem aproveitar a comoção provocada pelo desastre ambiental de Mariana para aprovar, às pressas, uma legislação que trará mais riscos ao meio ambiente”, disse a senadora, se referindo ao PLC 37/2011, mais conhecido como o Novo Código de Mineração. 

Segundo Ângela, o projeto que atualmente está em tramitação na Câmara dos Deputados confere primazia à mineração. Na prática, isso significa que a exploração mineral pode ter preferência para o uso do solo sobre atividades como a agricultura, por exemplo. 

Propostas como o PLC 37/2011, de acordo com a parlamentar, aumentam ainda mais a concentração da propriedade de terras entre as mineradoras. Em Roraima, por exemplo, há uma prova de que essa concentração já existe: apenas uma mineradora é detentora de 5% de toda a área potencialmente produtiva do Estado. 

“E o que é mais grave: a exploração dessa terra se dará como uma atividade que, embora importante para o desenvolvimento do Estado, traz riscos para o meio ambiente e para as demais atividades humanas, como nos mostrou de forma mais trágica possível o recente episódio, a tragédia de Mariana”, alertou Ângela. 

Ela disse que é preciso garantir salvaguardas jurídicas para evitar prejuízos irreparáveis aos legítimos ocupantes de áreas com ocupação de mineradoras. “Há fortes razões para se acreditar que o debate a esse respeito precisa ser ampliado, inclusive para evitar que se repitam incidentes como os que estarreceram não só o Brasil, mas todo o mundo”, disse a parlamentar. 

Leia mais: 

 

Ângela Portela alerta para risco de novas catástrofes como a de Mariana

To top