Privilégio judiciário

Reajuste do Judiciário é ofensivo à população, diz Gleisi

“Como nós justificamos para a sociedade que, na situação em que nos encontramos da economia brasileira", com mais de 13 milhões de desempregados, pessoas sofrendo e a renda caindo, diz senadora
Reajuste do Judiciário é ofensivo à população, diz Gleisi

Foto: Alessandro Dantas

Hoje, na reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) manifestou-se contrária ao projeto que aumenta o subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos procuradores da República. O projeto foi incluído na surdina pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, sem ter completado o trâmite de discussão nas comissões pertinentes, como a de Assuntos Econômicos (CAE).

“Como nós justificamos para a sociedade que, na situação em que nos encontramos da economia brasileira – temos mais de 13 milhões de desempregados, as pessoas estão sofrendo e a renda caindo –, nós vamos colocar para votar o aumento dos subsídios de ministros do Supremo, que vai ter um efeito cascata nos estados e nos municípios, inclusive sobre os salários dos parlamentares? Como explicar que vai aumentar o subsídio de 33 mil para 39 mil?”, questionou.

https://www.facebook.com/gleisi.hoffmann/videos/558103864635416/

 

Para Gleisi, o Senado nem devia ter aceitado essa matéria, quanto mais colocado para votar no Plenário da Casa. A proposta, diz a senadora, é um absurdo e chega a ser ofensiva à população, que paga a conta de privilégios como esse com a perda de seus direitos. Ela acrescentou: “As pessoas que têm proteção, que têm emprego, que têm condições legislam em causa própria em detrimento da população, em detrimento do povo. Em nome do povo brasileiro, nós não podemos votar isso.”

A bancada do PT no Senado apresentará um requerimento para que tanto a matéria do reajuste do Judiciário quanto a que aumenta o valor das taxas dos cartórios não sejam votadas em plenário, mas retornem para serem examinadas em comissão.

To top