Nenhum direito a menos

Reforma da Previdência de Bolsonaro prejudica professoras

O texto estabelece idade mínima de 60 anos e tempo de contribuição de 30 anos para professoras e professores se aposentarem
Reforma da Previdência de Bolsonaro prejudica professoras

Foto: Agência Brasil

A reforma de Bolsonaro vai afetar a vida de todas as mulheres, mas ela é ainda mais prejudicial para as docentes. As regras para aposentadoria das professoras e professores atualmente possui condições especiais por conta do desgaste causado pela profissão. Não há idade mínima para se aposentar e o tempo de contribuição para receber o valor integral é menor do que as regras gerais da aposentadoria, sendo de 25 anos para mulheres.

A reforma de Bolsonaro estabelece a idade mínima de 60 anos, além de 30 anos de contribuição para ambos os gêneros se aposentarem. Para as mulheres serão cinco anos a mais de tempo de contribuição, além de terem que trabalhar até os 60 anos.

O valor da aposentadoria será o equivalente a 60% dos salários da contribuição, mais 2% por ano que exceder os 20 anos mínimos das regras gerais. Sendo assim, a professora ou professor ao se aposentar com 30 anos de contribuição receberá 70% do valor integral.

Confira a íntegra da matéria

To top