Reforma da Previdência

Reforma terá impacto forte no Nordeste, afirma Jean Paul

Senador diz que mudanças na aposentadoria rural são devastadoras para a população da região
:: Assessoria do senador Jean Paul Prates25 de fevereiro de 2019 14:37

Reforma terá impacto forte no Nordeste, afirma Jean Paul

:: Assessoria do senador Jean Paul Prates25 de fevereiro de 2019

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) defendeu, nesta segunda-feira (25), que a reforma da previdência seja precedida de amplo debate antes enquanto o Congresso analisa a sua tramitação. Ele lembrou que a discussão é importante para que as pessoas saibam que as regras propostas terão impactos direto na vida dos mais pobres, inclusive no Nordeste.

“As mudanças na aposentadoria rural irão afetar principalmente a população da região Nordeste”, alerta. Tal qual está o texto no Congresso, a proposta de emenda constitucional apresentada pelo governo Bolsonaro representa o fim da previdência social no país. O artigo 201 da PEC cria novo regime de previdência, baseado na capitalização, de caráter obrigatório para quem aderir. Hoje o sistema é de repartição.

Segundo o senador, as mudanças contidas no projeto têm enorme impacto e vão desde os benefícios até a questão do próprio cadastro de trabalhadores rurais. “A reforma da previdência precisa ser amplamente debatida em todos os níveis, por todos os setores sociais”, destaca. “Essa questão não pode ser passada por cima do parlamento e da sociedade. E não pode ser vista como um objeto contábil, meramente fiscal, para solucionar problemas financeiros de governo”.

Confira a íntegra da matéria

Leia também