Regina Sousa cobra combate à mortalidade de gestantes negras no Brasil

Regina Sousa cobra combate à mortalidade de gestantes negras no Brasil

Regina propôs parceria ao ministro da Saúde para reduzir a mortalidade materna no Brasil, principalmente das mulheres pardas e negrasA senadora Regina Sousa (PT-PI) reuniu-se nesta terça-feira (1º) com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para apresentar relatório que indica o aumento da morte materna de mulheres negras no Brasil. A parlamentar cobrou ações mais efetivas do governo no melhor atendimento às gestantes e no combate ao racismo institucional.

Os dados apresentados pela senadora durante a reunião – resultado de audiência pública realizada na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, a pedido de Regina – mostraram que 62% das mães brasileiras que morrem durante ou logo após o parto são pardas ou negras.

Chioro reconheceu o problema e afirmou que o Ministério está fazendo um esforço concentrado para diminuir a mortalidade materna no Brasil como um todo. “Estou muito mobilizado com esse tema”, garantiu.

Ele também listou as ações do Ministério da Saúde para combater o racismo institucional dentro do Sistema Único de Saúde, e disse ser importante uma ação integrada do Congresso Nacional e do governo federal para aprimorar as políticas de combate ao racismo já existentes.

Para o ministro da Saúde, também é fundamental que aconteça a integração de ações entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde para reduzir a incidência de mortalidade materna e infantil. Segundo ele, ações como as da senadora são importantes para que o sistema seja aperfeiçoado e as mortes diminuam.

A parlamentar colocou o mandato à disposição e comprometeu-se a organizar junto com o ministro da Saúde uma conversa envolvendo a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria de Política para as Mulheres, o Ministério da Saúde e os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde. O objetivo é definir uma parceria com o intuito de aprimorar as políticas, visando reduzir a mortalidade materna no Brasil, principalmente das mulheres pardas e negras, além de combater o racismo institucional, principalmente nos atendimentos na rede pública de saúde.

Assessoria da senadora Regina Sousa

To top