Senadora

Regina Sousa – PI

:: Bancada do PT no Senado17 de janeiro de 2017 15:00

Regina Sousa – PI

:: Bancada do PT no Senado17 de janeiro de 2017

Senadora nas redes: Site | Facebook | Twitter | Flickr | Youtube

Nascida em União (PI), no noroeste piauiense, quase fronteira com o Maranhão, Maria Regina Sousa, que assumiu a cadeira do governador eleito do Piauí, senador Wellington Dias, é o que se pode chamar de uma autêntica militante. Desde Janeiro de 2015, quando assumiu a cadeira de Senadora Federal, tem pautado seu mandato na Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Criança, do Idoso, da Igualdade Racial, da Cultura, da Educação Pública e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável. Bancária, sindicalista e professora universitária, tem se destacado na luta pelos direitos das classes mais oprimidas e esquecidas da política.

Ainda menina, Regina viu crescer as Ligas Camponesas. Aos catorze anos, deixou o campo em busca de uma escola melhor. Mudou-se para Parnaíba, no litoral piauiense, segunda maior cidade do estado. Mais tarde, na universidade, ela descobriu o movimento estudantil em plena ditadura militar, dando início ao seu processo de consciência política. Formada em Letras, tornou-se professora, primeiro do ensino fundamental, depois no ensino médio e na universidade, nas áreas de Língua Portuguesa e Francesa.

Bancária e professora universitária, nos anos 80, já funcionária do Banco do Brasil, mergulhou na atividade sindical, onde conheceu seu grande  parceiro político, Wellington Dias. Foi presidenta do Sindicato dos Bancários do Piauí e começou a organizar a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no estado. Mais tarde, foi dirigente da CUT Nacional.

Sempre ao lado de Wellington, tornou-se presidenta do PT e coordenou as campanhas do amigo até tornar-se Secretária de Administração do Governo do Piauí, Secretária de Estado de Administração, durante todo o mandato, de 2003 a 2010, quando saiu para coordenar a campanha de Wellington ao Senado.

A consciência política, despertada por um tio que atuava no movimento, se consolidou e acompanhou toda a sua trajetória de vida. Dedicada a defender pontos que considera fundamentais para qualquer cidadão, luta pelo acesso à educação, a defesa dos direitos humanos, a justiça social e a atenção com o meio ambiente.

Como senadora, diz que não vai se afastar da militância e que não pretende abdicar da tarefa de sua vida: percorrer o estado conversando com as pessoas, conhecendo de perto suas necessidades e acompanhando o crescimento de cada um.

Foi eleita em 2017 para assumir a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. Ela atua ainda como titular nas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE), de Assuntos Sociais (CAS), de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), Mista de Combate a Violência Contra a Mulher (CMCVN) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). É também integrante titular do Conselho de Ética.

Fale com a senadora
Senado Federal: Ala Afonso Arinos Gabinete 06
Telefones: (61) 3303-9049 – Fax: 3303-9048
E-mail: reginasousa@senadora.leg.br

Leia também