O relator-geral do Orçamento de 2012, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) informou que deve apresentar seu relatório preliminar amanhã. Ele lembrou que, assim que entregar o texto, os parlamentares terão prazo de três dias úteis para apresentar emendas. Chinaglia disse ainda que, se esses prazos se confirmarem, seu parecer sobre as emendas será entregue na quarta-feira da semana que vem, sendo votado no dia seguinte.
Hoje pela manhã, a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) aprovou o relatório de receitas apresentado na semana passada pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO). O texto prevê uma receita líquida de R$ 937,8 bilhões, R$ 26,1 bilhões a mais que aquela prevista no projeto original do governo.
As previsões do relatório sobre crescimento da economia e inflação, entre outros itens, também diferem dos cálculos iniciais do governo. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 projetado pelo governo, por exemplo, era de 5%, mas o relatório estima que essa expansão será menor: 4,5%.
Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) projetado pelo governo era de 4,8% para 2012; no relatório de receitas, o IPCA esperado fica em torno de 6,02%. Esse é um dos índices usados para medir a inflação.
Com informações da Agência Senado