Remédios para asma já beneficiaram 260 mil pessoas

Em todo o País, são mais de 20 mil farmácias, entre públicas e particulares, que distribuem os medicamentos.

Desde que o programa Saúde Não tem Preço passou a entregar medicamentos para asma de forma totalmente gratuita à população, em 4 de junho, o número de beneficiados já aumentou em 443% em todo o País.Em maio, 48.495 pessoas tiveram acesso aos antiasmáticos e, de junho a setembro, foram 263.227.

A ação faz parte do programa Brasil Carinhoso, lançado em maio, cuja lei de criação foi sancionada nesta quarta-feira (3) pela presidente Dilma Rousseff.

Número de drogarias privadas credenciadas ao Farmácia Popular cresceu de 14 mil em 2011 para 20 mil em 2012

São oferecidos de graça três antiasmáticos em 10 apresentações: brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. Encontre as farmárcias credenciadas no Aqui Tem Farmácia Familiar

Brasil Carinhoso
O programa Brasil Carinhoso tem como objetivo tirar da miséria crianças de 0 a 6 anos de idade. A asma está entre as principais causas de internação entre crianças nesta faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com esta idade. Além disso, 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma.

Para combater a anemia nutricional infantil e promover o desenvolvimento saudável das crianças brasileiras, o Ministério da Saúde investe R$ 30 milhões na ampliação do programa de distribuição de suplementos nutricionais como vitamina A e sulfato ferroso

Até setembro deste ano, 2,6 milhões de crianças já receberam a megadose de Vitamina A, sendo 573 mil durante a campanha de vacinação. Mais de 10 milhões de doses de Vitamina A já foram distribuídas em todo Brasil.

Desde o lançamento do Brasil Carinhoso, mais de 734 mil crianças menores de 5 anos receberam sulfato ferroso. Ao todo, foram distribuídas 2,2 milhões de doses, quantidade suficiente para 20% das crianças brasileiras que precisam do tratamento.

Com a suplementação, o objetivo é reduzir os casos de anemia na primeira infância em 10% e a deficiência de vitamina A em 5% ao ano. Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) – realizada em 2006 – a deficiência de ferro atinge 20,9% da população infantil brasileira entre zero e cinco anos, e a carência de vitamina A atinge 17,4% desta população.

A alimentação pobre em ferro é o principal causador das anemias na infância e a sua maior incidência ocorre até os 18 meses de vida. A anemia prejudica o desenvolvimento cognitivo da criança e o atraso não pode ser revertido com tratamento. A carência de vitamina A pode causar cegueira e reduzir a imunidade das crianças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a suplementação adequada do nutriente reduz em 24% o risco de morte infantil e em 28% a mortalidade por diarreia.

Saúde na Escola
A expansão do Programa Saúde na Escola (PSE), que também faz parte do Brasil Carinhoso, vai atender as crianças matriculadas nas creches e pré-escolas do sistema público de educação. O aumento da rede encontra-se em fase de pactuação na Comissão Intergestora Tripartite junto aos estados e municípios . O programa, que antes atendia alunos de 5 a 19 anos, passará a atender a faixa etária 0 a 19 anos. O PSE tem o objetivo de reduzir vulnerabilidades de crianças, adolescentes e jovens.

Ministério da Saúde e Portal Brasil

To top