Renda básica – Eduardo Suplicy – O Estado

Senador aponta para benefícios de programa social simiar ao Renda Mínima, no Alaska

Muito interessante o artigo do premiado jornalista inglês Anatole Kaletsky Bancos Centrais fazem mudança histórica (Estado, 6/10), em que ele prevê uma mudança de grande relevância na forma de os bancos centrais colocarem dinheiro na economia. Em vez de a nova moeda ser injetada por meio da compra de letras no mercado financeiro, a mesma quantia, por exemplo, US$ 40 bilhões mensais, seria paga pelo Federal Reserve Bank a cada pessoa nos EUA, US$ 130 por mês, como forma de se atingir o pleno emprego.

Su

Conforme ele argumenta em artigo anterior, de 1.º/8, na Reuters, distribuir dinheiro diretamente ao público em geral foi uma das respostas para tratar das graves recessões e das armadilhas de liquidez que uniram Milton Friedman e John Maynard Keynes. A principal diferença é que Friedman propôs jogar o dinheiro de helicópteros, enquanto Keynes propôs que se enterrassem notas de libras esterlinas em baús que seriam desenterrados por trabalhadores desempregados.

Sugiro ao Estado que envie um de seus melhores correspondentes da área econômica para fazer uma reportagem no lugar do mundo onde desde 1982, todos os anos, todos os seus habitantes têm recebido um dividendo igual, pago a todos os seus residentes há um ano ou mais, que eram cerca de 300 mil em 1976, quando ali se fez um plebiscito a respeito, e hoje são cerca de 700 mil. É o Estado do Alasca, nos EUA. Graças ao dividendo anual, de igual valor, pago a todos os seus habitantes, o Alasca tornou-se o mais igualitário dos 50 Estados norte-americanos. Enquanto o coeficiente de Gini de desigualdade dos EUA, em 2011, foi de 0,533, o do Alasca foi de apenas 0,40. Hoje se considera suicídio político nesse Estado para qualquer liderança propor o fim do sistema de dividendos proporcionado pelo Fundo Permanente do Alasca.

Felizmente, o Congresso Nacional do Brasil aprovou, por consenso de todos os partidos, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 10.835/2008, que institui, por etapas, a Renda Básica de Cidadania, a critério do Poder Executivo, começando pelos mais necessitados, como o faz o Programa Bolsa-Família, até que um dia se torne universal e igual para todos. Da mesma maneira que o Bolsa-Família se iniciou localmente, até se tornar nacional, é possível que a Renda Básica de Cidadania se inicie localmente, como já foi aprovado em Santo Antônio do Pinhal e está previsto no capítulo Solidariedade Social (pág. 75) do programa do candidato Fernando Haddad, do PT, à Prefeitura de São Paulo.

To top