Projeto do PT

Residência de profissional de saúde deve valer como título de especialização

Iniciativa do senador Rogério Carvalho (PT-SE), aprovada pela Comissão de Educação, considera cursos de residência de profissionais de saúde como títulos de especialização em concursos públicos
Residência de profissional de saúde deve valer como título de especialização

Foto: Divulgação

Projeto de lei aprovado nesta terça-feira (12/9) pela Comissão de Educação (CE) do Senado prevê que a Residência em Área Profissional da Saúde (Raps) e a Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) sejam reconhecidas como títulos de especialização. O texto (PL 4.270/2021) segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A iniciativa, do senador Rogério Carvalho (PT-SE), dá a esses cursos de pós-graduação status equivalente ao de Residência Médica, “que é sempre aceita como título de especialização de cargos e vagas nos editais dos concursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS)”, conforme esclarece a justificativa do projeto.

Rogério lembra que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem a obrigação de formar recursos humanos no setor. “No entanto, para que isso ocorra, é essencial valorizar todos os profissionais de saúde, prestigiando sua busca por qualificação, tal como aqueles que cursam a Raps ou a RMS, cujos conteúdos programáticos são definidos em consonância com as necessidades da saúde pública brasileira”, esclarece.

A proposta prevê que tanto a Raps quanto a RMS concedam título de especialista aos alunos que concluam o curso e sua aceitação como título de especialização por editais de concursos públicos do SUS.

O relator do projeto, senador Marcelo Castro (MDB-PI), adicionou emenda para estender a validade do título de especialização para qualquer concurso público, e não apenas para cargos vinculados ao SUS.

To top