Resolução do PT: 2012 será marcado por desafios políticos e econômicos

Resolução do PT: 2012 será marcado por desafios políticos e econômicos

A perspectiva do PT para o ano de 2012 é prosseguir na trajetória de ampliação da presença do partido nas instituições municipais. Esse é o principal desafio político para o partido neste ano, segundo a Resolução Política que resultou do encontro do Diretório Partidário, reunido em Brasília durante as comemorações pelos 32 anos do PT.

A carta, publicada nesta quinta-feira (16/02) no site do partido é um apanhado geral dos desafios enfrentados e superados pelo primeiro ano do governo Dilma. O documento também reforça as diretrizes do partido. “Somos um partido do socialismo democrático que defende a igualdade de direitos de gênero, e a pratica, passando a ter na sua direção paridade de mulheres e homens, que incorpora a luta contra o racismo no seu funcionamento, que traz a juventude para exercer um papel destacado na construção do partido, que busca fortalecer a organização de base e a autossustentação financeira”, assegura o texto, logo na abertura.

A Resolução traça metas em todos os setores para 2012, com destaque para a atenção ao cenário econômico e as eleições municipais. “Além dos desafios econômicos, este novo ano será marcado por uma série de desafios políticos para o PT e os partidos aliados. Persiste não resolvido o tema da Reforma Política. Avançar institucionalmente na democracia é questão estratégica para um Brasil melhor e mais justo, inclusive para que se viabilizem as reformas econômicas e sociais necessárias. O PT continuará esta batalha, dialogando intensamente com os aliados, com os movimentos sociais e as outras forças políticas, e pedirá também o empenho de nosso governo para este objetivo”.

E também trata de temas importantes que serão tratados ao logo do ano: “Outra campanha importante que o PT lançou e na qual avançará em 2012 é a campanha pela democratização dos meios de comunicação de massa, que aperfeiçoa nosso processo democrático ao dar voz a todos os setores da sociedade. E 2012 será o ano da Comissão da Verdade, quando o PT estará empenhado junto com a sociedade no resgate de nossa memória da luta pela democracia durante o período da ditadura militar, elemento político e ideológico de extrema importância para todas as gerações, seja aquelas que viveram aquele período, seja a juventude que nasceu quando as eleições em todos os níveis e a liberdade de expressão haviam sido reestabelecidas,e de extrema importância também hoje na defesa dos direitos humanos.

Sobre as eleições, a carta reforça que, “como partido líder na preferência nacional, identificado com as realizações dos governos Lula e Dilma, fortalecido por uma militância incomparável, o PT prepara-se para as eleições de 2012 com o objetivo de consolidar seu crescimento nacional e ampliar a base política de apoio ao governo da presidenta Dilma. Em face dos sucessos da cooperação federativa reivindicada pelos municípios e impulsionada pelo nosso governo nacional, é importante renovar o compromisso dos municípios com as políticas públicas federais. Muitas delas têm seu nascedouro no modo petista de governar, um conjunto de definições construídas a partir de experiências bem sucedidas de gestão municipal e estadual que precederam a conquista do governo nacional. Defenderemos na campanha um novo ciclo de reformas implementadas pelo poder local, que amplie as políticas sociais, a qualidade dos serviços públicos, a participação popular, o desenvolvimento da economia e da infraestrutura no âmbito municipal”.

Conclui o texto : “A Direção Nacional do PT conclama a militância do partido a se engajar nas disputas políticas que marcarão o ano de 2012, a garantir as vitórias nas eleições municipais, a continuar as lutas sociais, com a certeza de que o Brasil segue no caminho correto, do desenvolvimento integral, do desenvolvimento sustentável, da igualdade social, do aperfeiçoamento da democracia, e de uma política internacional soberana presidida por estes mesmos objetivos.

Giselle Chassot

Veja a íntegra da Resolução Política do PThttp://www.pt.org.br/arquivos/RESOLUCAO_POLITICA.pdf

Site do PT www.pt.org.br

To top