Governo Temer

Com retrocessos, 143 mil famílias voltam ao Bolsa Família

Reportagem do jornal Valor Econômico mostra ainda que há 535 mil famílias estão na fila para voltar ao programa
Com retrocessos, 143 mil famílias voltam ao Bolsa Família

Foto: Cynthia Vanzella/RBS

O aumento da taxa de desemprego no Brasil, este ano, fez 143 mil famílias retornarem ao Bolsa Família. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (31) em reportagem do jornal Valor Econômico. Ainda segundo a matéria, a fila de espera para entrar no programa também cresceu, chegando a 525 mil famílias que aguardam ter acesso ao benefício.

Das 143.866 famílias que retornaram ao programa neste ano, a maioria mora no Estado de São Paulo (20.458), seguido por Bahia (16.781), Minas Gerais (13.258) e Pernambuco (11.973).

O cenário de retrocesso foi reconhecido por um integrante do governo Temer. Em entrevista ao Valor, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, explicou que a piora da economia fez com que muitas famílias retornassem ao programa.

De acordo com o IBGE, os dados de desemprego no País aumentaram 1,7% no segundo trimestre deste ano – que ficou em 13% – em relação ao ano passado, quando era de 11,3% entre abril e junho de 2016.

Em publicação no Facebook, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), apontou os motivos do retrocesso. “A corrupção, o fracasso da política econômica e o desemprego recorde provocados por Temer levaram mais de 143 mil famílias a retornarem ao Bolsa Família neste ano. A fila de espera, que chegou a estar zerada em janeiro e fevereiro, também cresceu. O preço do golpe fica cada vez mais evidente”, disse o parlamentar.

*Com informações do jornal Valor Econômico

To top