Risco de fuga

Rogério Carvalho aciona PF para que apreenda passaporte de Bolsonaro

Senador pelo PT de Sergipe apresenta notícia-crime para que a Polícia Federal evite possível fuga do ex-presidente, cada vez mais encalacrado após denúncias de hacker e de ex-faz-tudo

Alessandro Dantas

Rogério Carvalho aciona PF para que apreenda passaporte de Bolsonaro

Senador Rogério Carvalho durante CPMI do Golpe

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou nesta sexta-feira (18/8) notícia-crime pedindo que a Polícia Federal apreenda o passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro. “A solicitação visa evitar que o ex-presidente fuja do país durante as investigações”, que vêm deixando cada dia mais nítida a participação direta do agora inelegível na tentativa de golpe de 8 de janeiro.

Para o senador, a possibilidade de fuga aumentou após as denúncias feitas pelo hacker Walter Delgatti Neto à CPMI do Golpe, em depoimento nessa quinta (17/8). “Não passarão!”, exclamou Rogério em suas redes sociais, em referência ao termo que simboliza a luta contra a ditadura militar e o fascismo.

Delgatti relatou ter recebido diretamente de Bolsonaro, por telefone e pessoalmente, pedidos para fraudar a urna eletrônica, e chegou a participar de cinco reuniões no Ministério da Defesa por determinação do ex-presidente.

Além disso, paira sobre Bolsonaro a possível confissão/delação premiada de Mauro Cid, tenente-coronel que foi seu faz-tudo durante todo o governo e que intermediou a venda de relógios e objetos de alto valor recebidos de presente pelo governo brasileiro em viagens oficiais e apropriados pelo ex-presidente para enriquecimento ilícito, de acordo com investigação da PF.

O senador Humberto Costa (PT-PE) menciona essa possibilidade ao postar link de matéria da revista Veja. “Segundo a revista, o ex-ajudante-de-ordem de Bolsonaro planeja confessar crime e confirmar que Bolsonaro é o mandante do esquema das joias. Cid se mantém em silêncio desde que foi preso, em maio”, destacou.

Ele registrou também a operação da PF desta sexta-feira que resultou na prisão da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, suspeita de ter sido omissa e, em alguns casos, de ter contribuído para a tentativa de golpe de 8 de janeiro, a ação terrorista que resultou em violência e depredação, por bolsonaristas, dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

“Grave! A PF tem provas de que policiais desmontaram barreiras para permitir a passagem de golpistas no dia dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Hoje, parte da cúpula da PMDF foi presa”, afirmou.

Para a senadora Augusta Brito (PT-CE), o país espera justiça. “O Brasil precisa ser passado a limpo! Quem tramou golpe de estado, vendeu joias que pertencem ao patrimônio público e prejudicou o combate à pandemia tem que ir pra cadeia. Não existe opção para quem cometeu esses crimes”, desabafou.

To top