Nesta terça-feira (17/9), o senador Rogério Carvalho (PT-SE) voltou a alertar sobre a preocupante onda de incêndios que tem afetado diferentes regiões do Brasil. Ele comentou sobre o fato de diversos estados brasileiros estarem sendo devastados por queimadas e que, em muitos casos, os focos têm sido provocados por ações criminosas. Por essa razão, o parlamentar conclamou a população para que denuncie os crimes que vêm ocorrendo e, assim, contribuir com as investigações.
Carvalho destacou, ainda, o papel ativo do presidente Lula e do Governo Federal na busca por respostas rápidas e na responsabilização dos envolvidos. “As denúncias que têm chegado tornam tudo ainda mais assustador, pois apontam que são incêndios criminosos e isso é muito grave, e precisa de intensificação nas investigações e responsabilizações, que é o que já temos percebido por parte do presidente Lula e do Governo Federal”, disse.
Lula reúne os Três Poderes e anuncia pacote de medidas contra os incêndios
“Todos nós estamos indignados por conta dessa quantidade de queimadas que temos visto e vivido, tanto no Cerrado quanto na Amazônia, assim como no interior de São Paulo também, que é uma parte Cerrado, uma parte produtiva, mas a gente precisa saber a origem desses incêndios e o povo brasileiro precisa se unir e denunciar porque isso tem afetado a todos nós”, acrescentou o senador.
Além de abordar as ações imediatas do governo, Carvalho chamou a atenção para o impacto das mudanças climáticas, que já são uma realidade e estão diretamente relacionadas à escalada de desastres naturais como as queimadas. “Mas a população também precisa entender que as mudanças climáticas já são uma realidade e que não são questões futuras. É uma realidade do presente que afeta a todos e que a gente precisa começar a lidar com isso e se preparar para isso, para que a gente reduza o dano dessas mudanças climáticas para a vida das pessoas e do próprio planeta”, pontuou.
“Nesse momento crítico com o que estamos vivendo, o presidente Lula tem mostrado sua liderança e responsabilidade ao enfrentar de frente essa grave crise ambiental, colocando o meio ambiente e o povo brasileiro como prioridade”, concluiu Rogério Carvalho.