Combate à fome

Rogério Carvalho destaca compromisso de Lula para tirar o Brasil do Mapa da Fome

Senador participou da inauguração da sede da Cozinha Solidária no município de São Cristóvão, em Sergipe. "Este é um programa muito importante na missão de tirar o Brasil do Mapa da Fome"

Janaína Santos/Assessoria de Comunicação

Rogério Carvalho destaca compromisso de Lula para tirar o Brasil do Mapa da Fome

Senador Rogério Carvalho durante a inauguração da unidade da Cozinha Solidária em Sergipe

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) participou na última sexta-feira (16/8) da inauguração da nova sede da Cozinha Solidária no município de São Cristóvão. O equipamento público, fruto de uma iniciativa do presidente Lula nas ações de combate a fome no país, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), passará a ofertar almoço diário a centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social da região e foi possível graças à parceria com diversas associações ligadas à agricultura familiar e assistência social.

A solenidade contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, da Secretária-Adjunta da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Izadora Brito, e da secretária nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino.

O Cozinha Solidária é uma política pública do governo Lula que tem como foco principal o apoio ao combate à fome, através da compra de alimentos da agricultura familiar, financiamento direto e formação profissional de cozinhas. “Este é um programa muito importante com uma missão necessária: tirar o Brasil do Mapa da Fome. O Brasil havia saído dessa triste estatística internacional, contudo, com o golpe de 2016 entre 2016 e 2022 o nosso país acabou voltando”, alertou o senador Rogério.

“No entanto, em apenas dois anos de mandato, o presidente Lula está investindo ativamente em ações para combater essa situação e, graças a Deus, está tirando o Brasil deste mapa terrível que é o Mapa da Fome. Isso é fruto de seu compromisso, amor e cuidado verdadeiro com o nosso povo”, acrescentou.

O ministro Wellington Dias, por sua vez, ressaltou do presidente Lula para colocar comida na mesa dos brasileiros. “A gente trabalha na perspectiva de que todos tenham renda, mas isso ainda não tem sido uma realidade em sua totalidade, apesar de todos os nossos esforços e avanços. A Cozinha Solidária é, portanto, essa forma de trazer um complemento, fazendo com as famílias tenham comida na mesa e saiam da desnutrição. O presidente Lula reforçou a importância de que ninguém fique de fora, e aqui nós estamos fazendo isso, estendendo as mãos para aqueles que precisam. Temos que agradecer a todos por fazerem parte disso e por nos ajudar a tornar sonhos em realidade”, disse.

Já o prefeito Marcos Santana comentou sobre a relevância dos investimentos do presidente Lula para que o programa fosse uma realidade em São Cristóvão. “Hoje é um momento de muita alegria para todos nós, por isso estamos aqui, de mãos dadas, porque este é um projeto eminentemente coletivo. O presidente Lula abraçou esse projeto, incorporou e institucionalizou, tornando-o, efetivamente, uma ação do governo Lula para todos nós”, declarou.

Realização de um sonho
Voluntária de projetos sociais há mais de 30 anos, a cozinheira Maria das Graças Santos se emocionou a ver o programa sendo inaugurado no município. “Ver o nosso prédio sendo inaugurado, funcionando e a Cozinha podendo abranger mais pessoas vulneráveis é como se estivéssemos vivendo em um sonho. É a garantia que as pessoas vão ter direito a uma alimentação saudável. Então isso tudo representa muito”, revelou.

“Essa é uma benção que a gente está recebendo, porque estamos com estrutura para fornecer comida para o povo. E isso tudo só tem sido possível graças ao amor e carinho do nosso presidente Lula que segurou em nossas mãos e trabalhou para a gente seguir em frente com esse projeto. A partir de agora, a certeza que tenho é que ninguém vai ficar com fome, ninguém vai dormir com fome”, concluiu.

To top