Projeto do PT

Rogério Carvalho propõe pensão para os órfãos da Covid

Proposta prevê a concessão de uma pensão, no valor equivalente a um salário mínimo, para os filhos menores (até 18 anos) dos pais que falecerem devido à doença, desde que estes não integrem o regime geral ou outros regimes de previdência
Rogério Carvalho propõe pensão para os órfãos da Covid

Foto: Alessandro Dantas

Uma ação determinante para evitar a degradação familiar diante da tragédia constatada diariamente com a morte de pais e mães de família em decorrência da pandemia da Covid-19.

Foi no sentido de amparar e acolher crianças e adolescentes que o senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou um projeto de lei que prevê a concessão de uma pensão, no valor equivalente a um salário mínimo (R$ 1.100,00), para os filhos menores (até 18 anos) dos pais que falecerem devido à doença, desde que estes não integrem o regime geral ou outros regimes de previdência.

“Esta é uma ação que visa preservar vidas, resguardando condições de subsistência desses núcleos familiares esfacelados pela pandemia. Muitas destas famílias, com o desaparecimento dos pais ou mães, ficaram completamente desestruturadas”, alerta o senador, ao enfatizar que esta segunda onde pode ter consequências ainda mais devastadoras.

“Já estamos diante da maior crise sanitária deste século, e poderemos atingir números assombrosos de perdas de vidas diariamente”, lamentou o parlamentar. “Isso trará uma consequência inimaginável para a sociedade brasileira, sobretudo nas camadas mais carentes da população, com um contingente de pessoas totalmente à mercê do destino. Serão os órfãos da pandemia”.

O Projeto de Lei já estava em elaboração, quando o programa dominical da rede Globo, o Fantástico apresentou o drama das famílias diante da mortalidade que aumenta a cada dia.

“Não podemos admitir, nem assistir de braços cruzados a este desastre. Por isso, estamos apelando para a compreensão humanitária do que representa esta medida”, reforça o senador sergipano.

Rogério Carvalho, na semana passada, durante a sessão do senado Federal apelou ao presidente Rodrigo Pacheco (DEM/MG) que a casa legislativa fizesse um pedido internacional de solidariedade ao Brasil que hoje é o epicentro da pandemia no mundo.

O fato repercutiu na imprensa nacional com destaque na coluna do analista Gerson Camarotti que destacou a urgência de ações imediatas diante da gravidade da situação no país.

Conheça o projeto

Confira a íntegra da matéria

To top