poder 360

Rogério Carvalho vai propor adiamento de marco do saneamento

Na avaliação do líder do PT no Senado, proposta prejudica os pequenos municípios
Rogério Carvalho vai propor adiamento de marco do saneamento

Foto: Alessandro Dantas

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), afirmou nesta 3ª feira (24.jun.2020) que irá propor o adiamento da votação do Novo Marco do Saneamento Básico para depois da pandemia de covid-19. Segundo ele, a proposta na pauta da Casa prejudica cidades menores.

O projeto de lei (PL 4.162/2019), que estabelece o Novo Marco do Saneamento, deverá ser votado nesta 4ª feira (24.jun) pelo Senado. A proposta muda as regras para a prestação de serviços de saneamento, facilitando a entrada de empresas privadas neste mercado.

Segundo os defensores da proposta, a abertura do setor à iniciativa privada e as alterações no marco legal existente permitirá a universalização do acesso à água potável e rede de esgoto até 2033.

De acordo com os dados mais recentes, do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) 2018, 34 milhões de brasileiros não acesso à água tratada e 100 milhões não têm seu esgoto coletado. O Poder360 preparou 1 resumo da medida.

Quando a proposta foi anunciada na pauta do Senado, outros congressistas reagiram de forma parecida com Carvalho. O líder do PSD, Otto Alencar (PSD-BA), disse que não gostaria de votar o projeto virtualmente -como estão sendo as sessões durante a pandemia.

É preciso aguardar até a hora da sessão, marcada para às 16h, para saber se o pedido do PT ganhará força suficiente entre os congressistas para derrubar a matéria da pauta.

Senadores do MDB, por exemplo, já foram às redes sociais defenderem a votação da proposta. Foi o caso da senadora Simone Tebet (MDB-MS) e do senador Marcio (MDB-AC). A sigla é a maior bancada do Senado com 13 senadores, já o PSD, que seria contrário ao projeto, tem 12 e é a 2ª maior.

Confira a íntegra da matéria

To top