Rogério Carvalho

Rogério Carvalho
Foto: Alessandro Dantas

Senador nas redes: Wikipedia | Site | Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Rogério Carvalho Santos teve 300 mil 247 votos – 16,42% – e garantiu uma das vagas de Sergipe para o Senado Federal pelo Partido dos Trabalhadores, assumindo o mandato entre fevereiro de 2019 e janeiro de 2027. Em 2021, foi eleito Terceiro-Secretário do Senado. Teve ainda atuação de destaque na CPI da Covid. Já em 2023, foi aprovado pela Casa como Primeiro-Secretário.

Ele tem 50 anos, é médico e foi secretário de Saúde de Aracaju, onde criou o Samu que é referência e surgiu na capital sergipana. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência serviu de exemplo para o restante do país e foi implantado no primeiro ano do governo Lula.

Rogério ainda foi secretário de Saúde do seu Estado. Em 2006, elegeu-se deputado estadual e, de 2011 a 2014, deputado federal. Foi relator do programa “Mais Médicos”, responsável por atender mais de 60 milhões de brasileiros e brasileiras.

Começou sua atuação política no movimento estudantil, enquanto cursava Medicina na Universidade Federal de Sergipe. Depois, cursou doutorado na Unicamp. Entre 2001 e 2006 ocupou o cargo de secretário de Saúde de Aracaju e do Estado de Sergipe.

A geração de emprego e o desenvolvimento econômico serão algumas das prioridades do senador Rogério Carvalho Santos.

Ele pretende defender a ampliação e exploração do pré-sal como alternativa para o desenvolvimento econômico do estado. Para Carvalho, a exploração do pré-sal em Sergipe pode gerar muitos empregos e aumentar a atividade econômica, com repercussão geral para o estado.

Outra defesa do senador Rogério para gerar empregos é o incentivo às cadeias produtivas regionais. O parlamentar percebe que se houver o incremento da indústria de transformação especialmente para os produtos agrícolas, mais empregos vão existir, e o crédito local vai impulsionar a economia dos Estados. O que promove mais independência dos Estados que em sua maioria depende dos recursos federais.

O senador vê a criação de universidades federais de Lagarto e de Itabaiana, a partir da transformação de dois campi da Universidade Federal de Sergipe, como questão central para garantir oportunidade para os jovens e ajudar ainda mais o desenvolvimento do Estado.

Além disso, o senador Rogério Carvalho pretende apresentar uma proposta para a criação de centros de diagnóstico de saúde. A experiência em saúde pública o fez entender que os pacientes hoje têm grande dificuldade para ter um diagnóstico preciso. A ideia é que o paciente procure o sistema público de saúde e, no menor tempo possível tenha um diagnóstico, o que favorece o tratamento preventivo que diminui as filas e a espera da população.

Sobre a economia nacional, o senador aposta na atuação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp) para resolver a questão previdenciária. Ele foi relator na Câmara dos Deputados do projeto de lei que deu origem à instituição. Segundo Rogério, existem várias formas de resolver o problema previdenciário sem penalizar os trabalhadores que são vinculados ao Regime Geral de Previdência.

Já em relação a uma reforma tributária, o senador pretende atuar em prol de mais justiça fiscal no país, que possibilite a distribuição da renda.

Ele explica que, atualmente, quem ganha menos paga mais e quem recebe dividendos não paga imposto, mas quem recebe salário paga. Defender um modelo de justiça tributária que permita ampliar a renda da maior parte da população distribuindo melhor a riqueza do país. Rogério quer ainda trabalhar para a conclusão da duplicação da BR-101 em Sergipe, por ser considerada uma “obra estruturante”. O senador defende também a realização das obras do Canal do Xingó (que vai da Bahia a Sergipe) para levar água a municípios do sertão sergipano.

Fale com o senador

Senado Federal – Ala Teotônio Vilela Gabinete 12
Telefones: (61) 3303-2201 / 2204

Rogério Carvalho

Publicações sobre o Senador Rogério Carvalho

To top