Rosana Alcântara é aprovada, por unanimidade, para diretoria da Ancine

Indicada foi sabatinada pela Comissão de Educação (CE) e recebeu relatório favorável do líder do PT no Senado, Walter Pinheiro.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) sabatinou e aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (11/12), o nome da senhora Rosana dos Santos Alcântara, para exercer o cargo de diretora da Agência Nacional de Cinema (Ancine), na vaga ocupada por Mário Diamante. Rosana é funcionária de carreira Ancine desde o ano de 2005, quando exercia o cargo de assessora da diretoria do órgão. Ocupou, no período entre 2006 e 2009, o cargo de Chefe de Gabinete do Diretor Presidente e desde 2009 ocupa o cargo de Superintendente Executiva da agência.

Relator da indicação presidencial, o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), destacou que, como funcionária de carreira, Rosana demonstrou conhecimento e capacidade para exercer o cargo para o qual foi indicada. “Pessoas que tem esse compromisso com a cultura, unindo não só a vocação, mas também os atributos que a senhora carrega para desempenhar esse cargo. A Ancine ganha com essa ascensão e vai ganhar por ter a possibilidade de trabalhar com elementos importantes para ampliar as possibilidades de financiamento e dinamizar o acesso a cultura. Precisamos que a cultura seja um elemento dinamizador da economia local”, disse Pinheiro.

A CE aprovou a indicação de Rosana dos Santos Alcântara por unanimidade.

Saiba mais sobre a indicada


Rosana dos Santos Alcântara é advogada, graduada na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especializou-se em Gestão e Prática em Direitos Humanos, pela Universidade Cândido Mendes e Fundação Ford, estando, atualmente, em fase de conclusão de Especialização em Políticas Públicas, no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de janeiro. Também como pós-graduação lato sensu, cursou Programa de Treinamento para Funcionários Brasileiros, especializando-se na área de Regulação, na George Washington University, em Washington DC, nos Estados Unidos.

Sua atividade profissional se inicia como assessora jurídica no Projeto Legal/IBISS (Instituto Brasileiro de Inovação em Saúde Social) e como consultora e pesquisadora jurídica da CEPIA (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação), IPAS Brasil e de outras instituições não governamentais. Foi também advogada especializada em Direito Autoral no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro.

No período de 1999 a 2002, foi Coordenadora do Conselho Estadual de Direitos da Mulher do Rio de Janeiro, bem como Membro do Conselho de Segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tornou-se, neste último ano, Diretora de Instrução da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolveu, como principais atividades, a implementação de protocolo de atendimento e capacitação relativa à violência de gênero, bem como capacitação voltada para os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, previstos na Lei nº 9.099, de 1995.

Foi Coordenadora Executiva de Advocacia Cidadã pelos Direitos Humanos (ADVOCACI), de 2003 a 2005, organização que tem por objetivo o uso estratégico do direito como instrumento de intervenção nas políticas públicas, por meio da pesquisa jurídica e do ajuizamento de ações, em parceria com o Ministério Público Federal e com a Escola do Ministério Público da União

Ingressou na Agência Nacional de Cinema em 2005, como Assessora de Diretoria.  Tornou-se, no ano seguinte e até 2009, Chefe de Gabinete do Diretor Presidente, cargo em que subsidiou o corpo diretivo no processo decisório, bem como o Conselho Superior de Cinema e o Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual, tendo coordenado, ainda, o I Planejamento Estratégico da Ancine 2009-2011. Exerce desde 2009 o cargo de Superintendente Executiva.

Conheça o site da Ancine

 

To top