Ao ser consultada, durante a elaboração do Plano Plurianual 2024-2027, sobre quais deveriam ser as prioridades do governo Lula, a população deixou muito clara a sua preocupação com relação à saúde pública.
Na plataforma digital Brasil Participativo, criada para colher as opiniões dos brasileiros e brasileiras, o programas Atenção primária à saúde e Atenção especializada à saúde ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares no ranking de mais votados, atrás apenas de Enfrentamento da emergência climática.
Por isso, o setor se tornou a terceira das seis prioridades do PPA 2024-2027, lei que, após ser aprovada pelo Congresso, orientará o orçamento federal pelos próximos quatro anos.
“Tanto a saúde básica quanto a saúde especializada foram prioridades no PPA participativo. E isso entrou em sintonia com uma preocupação que o presidente Lula tem. Ele tem dito que não se conforma em ver as pessoas passar oitos meses, um ano, dois anos na fila, esperando por um exame para ter um melhor diagnóstico e um melhor tratamento”, disse o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, em entrevista à TvPT (assista aqui).
Reconstrução e novas conquistas
Como ocorre em todas as áreas sociais, o desafio do governo Lula tem sido o de reconstruir o que foi destruído ao longo do governo Bolsonaro e, depois, avançar rumo a um Brasil mais justo e com melhor qualidade de vida para seu povo.
Em 2023, lembrou Macêdo, foi o momento de recriar programas fundamentais como o Mais Médicos, o Farmácia Popular e o Brasil Sorridente. Também foi retomado o empenho em vacinar a população, combatendo o negacionismo e fortalecendo o Programa Nacional de Imunizações, completamente sabotado por Bolsonaro. “Agora, haverá mais investimentos para cuidar tanto da atenção básica quanto da atenção especializada”, acrescentou o ministro.
Ao todo, o PPA contém sete programas e 14 objetivos específicos para contemplar esse objetivo. Mas são os dois tornados prioridades — Atenção primária à saúde e Atenção especializada à saúde — que mais ajudarão a melhorar a qualidade do serviço entregue à população.