Saúde faz mobilização contra a Aids em cidades turísticas durante Carnaval

Com o slogan, “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”, os jovens gays de 15 a 24 anos são o público-prioritário.

O ministério da Saúde inicia nesta quinta-feira (16/02) em Florianópolis (SC), a série de ações de mobilização e prevenção de luta contra a Aids no período do Carnaval. Na capital de Santa Catarina, o ministro Alexandre Padilha participa, às 18hs, da abertura do Carnaval na cidade nos blocos Enterro da Tristeza e Bloco da Saúde.

Em 2012, a campanha tem como slogan: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”. Os jovens gays de 15 a 24 anos são o público-prioritário, dando prosseguimento ao tema lançado no Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro do ano passado.

De 1998 a 2010, o percentual de casos no País na população heterossexual de 15 a 24 anos caiu 20,1%. Entre os gays da mesma faixa etária, no entanto, houve aumento de 10,1%, conforme Boletim Epidemiológico de Aids-DST 2011 do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Aids em SC – De acordo com dados do boletim epidemiológico da Aids, Florianópolis é a segunda capital brasileira que registrou mais casos de Aids em 2010. São 57,9 notificações para cada 100 mil habitantes. A cidade fica atrás apenas de Porto Alegre, com 99,8 casos.

Para enfrentar a epidemia, o Ministério da Saúde repassa recursos específicos para DST/Aids, por meio de política de incentivo, às secretarias estaduais e municipais de saúde. Entre as ações de prevenção à aids, o governo federal envia preservativos aos estados e municípios. Só em janeiro deste ano, Santa Catarina recebeu 4,4 milhões de camisinhas.

Centro de Saúde
Durante sua agenda em Florianópolis, o ministro Alexandre Padilha também visita o centro de saúde Santo Antônio de Lisboa, na Rodovia Nilta Franzoni Viegas. Com capacidade para realizar 3 mil atendimentos por mês, a unidade tem duas equipes de saúde da família e uma equipe de saúde bucal. Além de ter recebido investimentos do Ministério da Saúde para sua construção, o centro conta com repasses federais de R$ 2 milhões por ano para custear o seu funcionamento.

Mobilização
De Florianópolis, o ministro da Saúde segue para São Paulo, onde no sábado (18) pela manhã, participa da mobilização do “Fique Sabendo”, ação de testagem rápida de Aids, no bloco Galo da Madrugada. À tarde, acompanha testagem na Praça do Fortim, em Olinda. No domingo (19), o ministro participa, à tarde, de ação no Expresso 2222.

Ministério da Saúde

To top