Saúde Pública terá destaque em novos cursos de Medicina

Saúde Pública terá destaque em novos cursos de Medicina

Portaria publicada nesta terça-feira determina prioridade em universidades federais.

Uma portaria publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU) comprova a prioridade estabelecida pelo Governo Federal para a Saúde Pública no Brasil.

A portaria normativa nº 15, assinada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante estabelece que o atendimento ao Sistema Único de Saúde será o elemento central do projeto pedagógico dos cursos de medicina nas universidades federais do País.

De acordo com o texto, compete à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior  a “emissão de atos autorizativos” necessários para a concretização da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior (IFES). As propostas de cursos apresentados pelas Ifes também deverão ser analisadas pela secretaria.

A nova política está sendo elaborada com respaldo da Medida Provisória nº 621, no âmbito do Programa Mais Médicos, que tem como objetivos criação de novos cursos de graduação e aumento de vagas nos cursos de medicina.

Para monitorar a implantação e a oferta satisfatória dos cursos autorizados, a Secretaria de Supervisão da Educação Superior vai constituir a Comissão Especial de Avaliação de Escolas Médicas – CEAEM, que fará avaliação in loco na fase de execução dos projetos de implantação dos cursos; e, após início da oferta, em periodicidade anual, até a emissão do ato de reconhecimento do curso.

Com  informações do DOU e das Agências de Notícias

Leia mais:

MEC autoriza a criação de novas faculdades de medicina
 

Comissão irá debater novos currículos dos cursos de medicina
 

O Mais Médicos vai revolucionar a saúde no Brasil. Saiba por quê.

To top