“Temos que mudar o curso da história e essa eleição é uma oportunidade de definir o Brasil que a gente quer.” Assim Lula explicou, durante encontro com a juventude do bairro de Heliópolis, em São Paulo, a importância de os jovens tirarem o título de eleitor e participarem das eleições do próximo outubro. “Vamos dizer para quem a gente conhece que tenha mais de 16 anos e não tem o título: não entre na do Bolsonaro. Você não tem que comprar fuzil, não tem que comprar pistola, não tem que comprar bala, não tem que comprar arma. Tire o título do eleitor e dê um tiro nas coisas ruins para a gente mudar a história desse país”, completou o ex-presidente, que visitou a localidade no último dia 21.
A fala de Lula não poderia ter acontecido em lugar mais apropriado. Por meio da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas), o jovens da comunidade têm incentivado todos os adolescentes com idade para votar neste a tirar o título. A campanha “Bora votar, quebrada” tem surtido efeito. Uma pesquisa feita pelo Observatório De Olho na Quebrada, mostra que 93% dos jovens que moram no bairro querem tirar o título.
Para isso, no entanto, é preciso ficar atento ao prazo. A data limite para tirar o título é a próxima quarta-feira, 4 de maio. O bom é que tudo pode ser feito pela internet. Basta seguir os seguintes passos, que também estão explicados no vídeo abaixo:
- Deixe os documentos necessários prontos: imagem de um documento oficial com foto, tipo a carteira de identidade (frente e verso); imagem de um comprovante de residência recente (conta de água ou luz, por exemplo); comprovante de quitação do serviço militar (se você for do sexo masculino e fizer 18 anos até 31 de dezembro); uma selfie sua segurando o documento oficial ao lado do seu rosto (não use óculos nem boné, chapéu ou gorro)
- Acesse o site tse.jus.br
- Clique em Eleitor e eleições
- Depois, clique em título eleitoral
- Anexe os documentos do item 1 e envie