Segurados podem agendar atendimento e requisitar serviços pelo 135 e web

Por meio da Central 135 e também pela internet, o atendimento programado diminui o tempo de espera nas agências do INSS.

A partir desta terça-feira (18/09), grande parte dos serviços prestados pela Previdência Social está disponível para os segurados por meio da Central 135 e também pela Internet. Na Agência Eletrônica do Segurado na página da Previdência, o cidadão pode agendar o atendimento eletrônico, consultar o calendário mensal de pagamento de benefícios, retirar o extrato previdenciário mediante apresentação de senha, requerer o auxílio-doença, consultar as perícias médicas já agendadas, além de outros serviços.

A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita para todo o País quando realizada de telefone público ou fixo e tem custo de chamada local quando feita de celular. Para aqueles que buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar aos sábados. Após as 22h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico.

Além de informações básicas e orientações sobre requisitos e documentos necessários para fazer solicitações de benefícios, os atendimentos podem ser agendados e alguns serviços podem ser realizados por esses canais, evitando que as pessoas se desloquem, desnecessariamente, até as Agências de Previdência Social (APS). Isso possibilita aos servidores das agências terem mais tempo para analisar os pedidos e agilizar as concessões.

Em julho de 2012, a Central 135 realizou uma média de 162.817 atendimentos por dia. A média diária de atendimentos presenciais nas agências foi de 197.854. O número total de agendamentos naquele mês foi de 637.324. O Instituto afirma que, quando o segurado não utiliza a comodidade do agendamento eletrônico e vai até a agência sem agendar o horário de atendimento, ele acaba esperando mais e permanecendo mais tempo na agência.

Para agendar o atendimento na APS, basta que o segurado entre em contato com a Central 135 ou acesse a Agência Eletrônica Segurado na internet. A vantagem de utilizar esse serviço é que o atendimento programado diminui o tempo de espera na agência para os segurados que realmente necessitam comparecer a uma unidade do INSS, além de possibilitar ao Instituto um melhor gerenciamento dos serviços prestados à população.

Com Ministério da Previdência

To top