Segurança da Copa tem plano estratégico

As diretrizes gerais da segurança para a Copa do Mundo da FIFA 2014 estão no Planejamento Estratégico divulgado na terça-feira (24) pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).

O primeiro grande teste para colocar em prática o plano de segurança será a Copa das Confederações de 2013. “É lógico que não teremos a quantidade de turistas da Copa do Mundo, mas para nós é a hora de fazer um grande teste, afinar o que tem que ser melhorado e manter o que está dando certo”, explica o secretário de Segurança para Grandes Eventos, Valdinho Jacinto Caetano.

O Planejamento Estratégico descreve de que forma as forças de segurança vão trabalhar e quais os equipamentos e tecnologias devem ser adquiridos.

O Brasil tem promovido uma série de intercâmbios com forças de segurança de outros países que já passaram pela experiência de organizar grandes eventos, como Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha. 

O orçamento para investir em equipamentos para os Centros de Comando e Controle, além de delegacias móveis, barcos, câmeras, softwares, entre outros, e em treinamento e capacitação será de R$ 1,17 bilhão. 

Os investimentos em segurança ainda serão pactuados entre União, estados e municípios para integrar a Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo. As contrapartidas locais serão na estrutura física dos Centros de Comando e Controle, além dos efetivos policiais, viaturas e demais equipamentos.

Confira a íntegra do Planejamento Estratégico de

Segurança. http://blog.justica.gov.br/inicio/wp-content/uploads/2012/07/Planejamento-Estrategico-SESGE.pdf

To top