Jaques Wagner

Seminário realizado pelo Senado debaterá a importância da água

"São imensos os desafios em um país de proporções continentais como o Brasil. Um deles, sem dúvidas, é a garantia do amplo acesso à água potável por todos os brasileiros e brasileiras", destaca Jaques Wagner (PT-BA), presidente da CMA
:: Assessoria do senador Jaques Wagner19 de março de 2021 10:25

Seminário realizado pelo Senado debaterá a importância da água

:: Assessoria do senador Jaques Wagner19 de março de 2021

Para celebrar o Dia Mundial da Água, o Senado realizará, na próxima segunda-feira (22), o Webinar Dia Mundial da Água: panorama dos recursos hídricos no Brasil e seus aspectos sociais e tecnológicos. Requerido pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), o evento terá como objetivo debater com especialistas do setor os principais desafios da gestão dos recursos hídricos no Brasil. O seminário será transmitido pelo youtube do Interlegis, das 14h às 17h30.

“São imensos os desafios em um país de proporções continentais como o Brasil. Um deles, sem dúvidas, é a garantia do amplo acesso à água potável por todos os brasileiros e brasileiras. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Abastecimento de Água (SNIS), são mais de 30 milhões de pessoas sem acesso a esse bem público de uso comum indispensável”, ressaltou o senador que é também presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado. “Devemos unir esforços para alavancar tecnologias necessárias para a gestão de recursos naturais, em especial os hídricos. Temos potencial suficiente para construir um novo projeto de país, valorizando a biodiversidade, gerando empregos e conservando ecossistemas”, completou.

Durante o webinar, serão debatidos temas como o panorama dos recursos hídricos no Brasil e no mundo, o uso sustentável e o papel da tecnologia nos recursos hídricos e a água como bem de domínio público diante da realidade social. Entre os participantes estão Suely Araújo, pesquisadora do Observatório do Clima e ex-presidente do IBAMA; Camila Gramkow, doutora em Economia da Mudança Climática e pesquisadora da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL); e Sônia Guajajara, coordenadora Geral da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

PROGRAMAÇÃO

14H – ABERTURA
•SENADOR JAQUES WAGNER (PT-BA), PRESIDENTE DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE
•SENADOR CONFÚCIO MOURA (MDB-RO), VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DO MEIO AMBIENTE
•SENADOR FABIANO CONTARATO (REDE-ES), EX-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE
•ANNA LUISA BESERRA, VENCEDORA DO PRÊMIO JOVENS CAMPEÕES DA TERRA DA ONU

14H30 – PAINEL: PANORAMA DOS RECURSOS HIDRICOS NO BRASIL E NO MUNDO
•SUELY ARAÚJO – PESQUISADORA DO OBSERVATÓRIO DO CLIMA, CONSULTORA LEGISLATIVA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E EX-PRESIDENTE DO IBAMA
•PATRÍCIA BOSON – CONSULTORA E ESPECIALISTA EM RECURSOS HÍDRICOS
•CÍCERO FÉLIX DOS SANTOS – COORDENADOR DA ARTICULAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO (ASA)
•DOM VICENTE FERREIRA – BISPO AUXILIAR DE BELO HORIZONTE, MEMBRO DA COMISSÃO EPISCOPAL ESPECIAL PARA ECOLOGIA INTEGRAL E MINERAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB)

15H10 – PAINEL: USO SUSTENTÁVEL E O PAPEL DA TECNOLOGIA NOS RECURSOS HÍDRICOS
•CAMILA GRAMKOW – DOUTORA EM ECONOMIA DA MUDANÇA CLIMÁTICA E PESQUISADORA DA COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE (CEPAL)
•RODRIGO LILLA MANZIONE – PROFESSOR ASSOCIADO E CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DA UNESP/FCE – TUPÃ-SP
•FERNANDO VEIGA – DIRETOR REGIONAL DA CONSERVAÇÃO NA THE NATURE CONSERVANCY (TNC)

16H – PAINEL: ÁGUA COMO BEM DE DOMINIO PUBLICO A LUZ DA REALIDADE SOCIAL
•SONIA GUAJAJARA – COORDENADORA GERAL DA ARTICULAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL (APIB)
•REPRESENTANTE DO MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS (MAB)

17H10 – ENCERRAMENTO
•SENADOR JAQUES WAGNER (PT-BA)

Leia também