Proposta do PT

Senado aprova a criação do Junho Verde; matéria vai à Câmara

Objetivo é desenvolver o entendimento da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas
:: Assessoria do senador Jaques Wagner11 de maio de 2021 20:20

Senado aprova a criação do Junho Verde; matéria vai à Câmara

:: Assessoria do senador Jaques Wagner11 de maio de 2021

O plenário do Senado Federal aprovou, por unanimidade, na noite desta terça-feira, o Projeto de Lei 1070/21, de autoria do senador Jaques Wagner (PT-BA), que cria o Junho Verde, um mês reservado a uma campanha de conscientização e proteção do Meio Ambiente. O objetivo é desenvolver o entendimento da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas, além do controle da poluição e degradação dos recursos naturais.

A responsabilidade da promoção da campanha fica a cargo do governo federal, governadores e prefeitos, numa parceria com escolas, universidades, empresas públicas e privadas, além de igrejas e entidades da sociedade civil.

O autor da matéria, senador Jaques Wagner, disse que o Junho Verde poderá somar-se às campanhas exitosas do Outubro Rosa e o Novembro Azul, e afirmou que a preservação ambiental é um debate mundial. “O mundo todo está falando sobre a preservação do Meio Ambiente. O Papa Francisco, desde 2015, chama a atenção para a forma como nós, humanos, estamos tratando a nossa casa maior, o Planeta. Esse é um dever nosso e não vejo melhor forma de preservar que não seja pela conscientização e educação, derrubando os mitos de preconceito que contrapõem preservação e desenvolvimento econômico”, explicou.

Wagner ainda destacou o papel do Brasil nesse debate e sua importância global. “O Brasil tem um potencial gigantesco, e pode se apresentar como um player dessa caminhada que se aponta para 2030, de decarbonização da economia”, concluiu.

Leia também