Senado aprova criação da Universidade do Oeste da Bahia

Senador Walter Pinheiro comemorou iniciativa, que segue para a sanção presidencial.


Pinheiro destacou a oportunidade de garantir
ainda em 2014 o ingresso aos cursos de ensino
superior da universidade federal

 

O Plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (28) o Projeto de Lei 2204/11, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), por desmembramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A matéria foi aprovada, após articulação do senador Walter Pinheiro (PT/BA) que protocolou e encaminhou pedido de urgência para o Projeto de Lei de fosse votado direto no plenário, encurtando a tramitação, já que a matéria tinha que ser analisada em outras duas comissões da Casa, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Educação (CE).

Após ter seu pedido de votação da urgência acatada pelo presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB/AL), Pinheiro proferiu no Plenário o parecer favorável, finalizando a votação. Segundo Pinheiro, com a matéria pronta para ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a universidade poderá ser estruturada para iniciar suas atividades, já no próximo ano.  “O motivo dessa urgência é para que a Ufob tenha tempo suficiente para se estruturar e, ainda no ano de 2014, garantir aos estudantes do Oeste baiano a oportunidade para o ingresso aos cursos de ensino superior da universidade federal, nessa região”, destacou.

Pinheiro lembrou ainda os diversos campi que serão instalados com a criação da Ufob e a importância para o incremento do desenvolvimento regional. A nova instituição terá sede no município de Barreiras e contará com quatro campi nos municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria de Vitória e Luís Eduardo Magalhães. Na Ufob, serão oferecidos 35 cursos de graduação, que deverão atender a 7.930 estudantes.

To top