Cultura

Senado aprova Dança de São Gonçalo como manifestação da cultura nacional

Apresentada pelo líder do PT no Senado, proposta homenageia preservação da memória e identidade de grupos sociais em vários locais do Brasil

SESC SP

Senado aprova Dança de São Gonçalo como manifestação da cultura nacional

Manifestação tem origem em devoção ao beato português Gonçalo de Amarante

Projeto (PL 2.936/2024) do senador Rogério Carvalho (SE), líder do PT no Senado, que reconhece a Dança de São Gonçalo como manifestação da cultura nacional, foi aprovado em decisão final na Comissão de Educação e Cultura do Senado. Caso não haja pedido para votação em plenário, a proposta segue diretamente para análise dos deputados.

A Dança de São Gonçalo é uma manifestação folclórica religiosa encontrada em diversas regiões do Brasil, com variações marcantes conforme a localidade. Geralmente realizada como pagamento de promessa a São Gonçalo de Amarante, a dança envolve música, canto e coreografias específicas, muitas vezes com o uso de instrumentos como a viola, o tambor e o pandeiro.

O projeto relatado pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN) destaca que a importância cultural da Dança de São Gonçalo reside em sua capacidade de preservar a memória e a identidade de grupos sociais, transmitindo saberes e tradições através das gerações. Em algumas comunidades quilombolas, a dança assume contornos específicos, mesclando a devoção a São Gonçalo com elementos da cultura afrodescendente, tornando-se um símbolo de resistência e afirmação de identidade.

A relatora avaliou que o reconhecimento colabora com a educação no país.

“Acreditamos que o reconhecimento da Dança de São Gonçalo como manifestação da cultura nacional permitirá a preservação e a valorização dessa tradição cultural de grande valor histórico e social, além de fortalecer a identidade cultural e promover a educação sobre as culturas afro-brasileiras. Quero parabenizar o senador Rogério Carvalho e dizer a ele que comemorar essa cultura da Dança de São Gonçalo vai ser em quase todo território nacional”, afirmou Zenaide.

To top