Saúde pública

Senado aprova proposta de imunização sem necessidade de carteira de vacina

A preocupação do senador Humberto Costa foi garantir que, mesmo sem a nova carteira de vacinação digital, brasileiros fossem impedidos de participar da imunização
Senado aprova proposta de imunização sem necessidade de carteira de vacina

Foto: Alessandro Dantas

Para facilitar a imunização dos brasileiros, o ex-ministro da Saúde e senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou uma proposta, aprovada pelo Senado Federal, dando direito a todos os brasileiros de serem vacinados mesmo sem a nova carteira de vacinação digital. A medida foi uma emenda ao projeto que cria a nova carteira, votada pelos senadores na noite dessa terça-feira (15). O texto seguiu para a avaliação da Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei nº 5.217/20, que cria a carteira de vacinação digital e o rastreamento de vacinas e soros sob responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI), tem como objetivo evitar a interferência na autonomia dos estados e no PNI, do Ministério da Saúde, assim como dar transparência à distribuição territorial das vacinas no Brasil. Dessa forma, o plano passa agora a contar com a carteira digital de vacinação e com os critérios de transparência e publicidade, necessários em razão da pandemia do coronavírus.

A preocupação de Humberto foi garantir que, mesmo sem a nova carteira de vacinação digital, brasileiros fossem impedidos de participar da imunização.

“Nossa emenda foi no sentido de estabelecer que toda a população brasileira receberá as vacinas a que tem direito, no momento oportuno, independentemente de possuir a carteira de vacinação digital”, destacou o senador.

Humberto disse que todos sabem que esse governo está fazendo de tudo para evitar que o povo seja imunizado. “Não podemos deixar brecha para que o fato de não ter a carteira se torne um impedimento nessa corrida pela proteção contra doenças, especialmente a Covid”, afirmou.

Confira a íntegra da matéria

To top